[Resenha]: "A Pequena Livraria dos Sonhos", de Jenny Colgan





Nina Redmond, bibliotecária, 29 anos, é uma moça tímida que observa o mundo através dos romances que adora ler. Na casa que divide com uma amiga tem livro por toda parte. Como a biblioteca pública em que trabalha está prestes a fechar, Nina resolve criar coragem e correr atrás de um sonho antigo: ter uma livraria itinerante. Por causa disso, ela troca a Inglaterra pela Escócia, onde foi anunciado um veículo perfeito para acomodar os livros que quer vender 

De posse de uma gigantesca van customizada e repleta de livros, Nina percorre idílicas cidadezinhas das Terras Altas escocesas, que não possuem livrarias e bibliotecas, e, assim, garante o sucesso da sua livraria sobre rodas. Empenhada em dar duro e amando o trabalho, a bibliotecária tímida e introvertida, transforma-se numa empreendedora corajosa e autossuficiente. 

Ao meu ver, a autora deveria ter focado o enredo no crescimento profissional e pessoal de Nina, no ar bucólico e festivo da cidadezinha e nos seus clientes especiais. No entanto, ela resolveu incluir romance à vida da moça, e inventou não apenas um, mas dois envolvimentos amorosos. O primeiro foi tão frustrante que nem deveria ter existido, mesmo o rapaz sendo parecido com o Mark Ruffalo, como foi dito. E, olha, que eu gosto desse ator de paixão! O outro, foi claramente criado para dar um final feliz à Nina, mas surgiu de forma tão apressada e com uma conotação sexual tão destoante, que me incomodou muito. Eu queria ter apreciado mais o livro, mas não deu.


Título nacional: A Pequena Livraria dos Sonhos
Título original:  The Little Shop of Happy Ever After
Autor: Jenny Colgan
Tradutor: Thaís Paiva
Nº de Páginas: 318
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2019
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance 

Comentários