[Resenha]: "Sol da Meia-Noite", de Stephenie Meyer




Aviso: Tem spoiler para quem não leu Crepúsculo.

Lembra de Crepúsculo? Aquele livro onde a adolescente Bella Swan narra seu imenso amor por um vampiro? Pois então, Sol da Meia-Noite, narra a mesma história, mas sob a visão de Edward Cullen, o vampiro amado, que tem aparência de um rapaz de 17 anos, mas na verdade tem mais de 100.  

Quando viu Bella pela pela primeira vez no refeitório da escola, o taciturno e entediado Edward, a achou uma garota comum, mas quando percebeu que não conseguia entrar em sua mente, ficou curioso. Afinal, ler pensamentos é o seu dom! Mais tarde, durante uma aula, Bella sentou-se ao seu lado e Edward sentiu o cheiro doce do sangue dela. O sangue de Bella era terrivelmente desejável. Imediatamente seu instinto predatório foi despertado e Bella passou a ser vista como uma presa que ele, o vampiro obcecado, só pensava em matar. Para não se tornar um monstro, Edward foge da cidade, mas como não consegue tirar Bella da cabeça, acaba retornando alguns dias depois, profundamente fascinado por ela e sentindo uma necessidade instintiva de protegê-la. 

Com uma narrativa mais madura do que a de Crepúsculo, afinal Edward é muito mais velho e experiente que Bella, o livro mostra a luta interna de Edward em relação a humana que se tornou o centro do seu mundo. O fato de amá-la não o impediria de matá-la se não se controlasse. Ele não quer causar danos a ela, mas tampouco consegue ficar longe. É uma eterna e sofrida batalha entre o amor e a razão. Ao expor os acontecimentos, Edward permite que tenhamos uma melhor visão de Bella. A garota que o transformou sem alterar sua essência, é uma pessoa responsável, altruísta e corajosa, bem mais determinada do que eu imaginava.  

Acompanhando a narrativa de Edward obtemos informações sobre a sua própria história, sobre o passado dos demais Cullen, de como a família se formou, como se relacionam, de onde vem a fortuna deles e muito mais. Vale a pena testemunhar o amor que os une e o quanto eles são solidários entre si. Eu amei saber mais sobre Alice e Jasper! Enquanto Edward lê mentes, Alice consegue ver o que está por vir, juntos eles agregam ótimos momentos à trama. Jasper tem a capacidade única de tanto sentir quanto influenciar o humor das pessoas, ele pode manipular as emoções dos que o cercam. Adoraria que Stephenie Mayer tivesse dado um pouquinho mais de espaço a ele. Jasper merecia!

Entre as muitas partes boas do livro, eu destaco aquelas que se referem à campina. A cena toda narrada por Edward, é simplesmente maravilhosa. Já a cena do jogo de beisebol achei muito detalhada e, por isso, longa. Longa também são as cenas com James o vampiro predador e perseguidor. Mas quem narra tudo é o vampiro que tem o poder de estar na cabeça de todo mundo o tempo todo, e dar conta de repassar claramente o que todos pensam e sentem, demanda uma exposição minuciosa. Taí o motivo do livro ter tantas páginas! Um dos parágrafos mais lindos da trama é aquele que faz referência ao título do livro. Já sobre a capa, a romã com as semente à amostra, há explicações sobre o seu significado em muitas pontos da história. Assim como no primeiro livro, este inicia com a Bella chegando em Forks e termina com o baile de formatura. Finalizei a leitura querendo mais. Tantos anos depois, e eu continuo encantada com o universo fantasioso da saga Crepúsculo. Recomendadíssimo.


Título nacional: Sol da Meia-Noite
Título original: Midnight Sun
Autor: Stephenie Mayer
Tradutor: Carolina Rodrigues, Flora Pinheiro, Giu Alonso, 
Mª Carmelita Dias, Marina Vargas e Viviane Diniz
Nº de Páginas: 736
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2020
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance

Comentários