[Resenha]: "A Gaiola de Ouro", de Camilla Läckberg




Quanto mais Faye se dedica a Jack e ao casamento deles, mais ele a menospreza. O cara é um narcisista, egoísta e ingrato. Eles se conheceram na faculdade, onde Jack se destacava pelo carisma e Faye pela inteligência. Ela o ajudou a criar a estrutura da empresa que o transformou em um dos homens de negócios mais bem-sucedidos da Suécia. Jack jamais reconheceu o esforço que Faye fez para que ele tivesse sucesso, incluindo o fato de tê-lo sustentado no início, o que a obrigou a abandonar os estudos e as suas ambições de carreira, para trabalhar. A ideia do empreendimento foi dela, mas ele nunca lembrava desse detalhe quando se vangloriava do sucesso. Em nome do amor, ela se anulou. Continuava a devotar ao marido um amor incondicional, enquanto ele se distanciava mais e mais dela. Quando, enfim, ela descobriu a infidelidade de Jack, embarcou numa missão de refazer a vida e a carreira e, claro, de destruir o ex-marido.

Aparentemente o enredo tinha tudo para agradar, mas quando, aos poucos, foram surgindo informações sobre o passado e o comportamento pouco ortodoxos de Faye, eu me vi questionando como uma mulher inteligente e tão fria podia se sujeitar a uma vida que não suportava e continuar submissa a um homem que não tinha o menor respeito por ela. Só mesmo sendo tão ou mais manipuladora que ele, não é verdade? E é aí que entendi que, até certo ponto, não há inocentes nesta história.

O livro é bom, as reviravoltas da trama prendem a atenção do leitor. Eu só achei que o passado violento de Faye não justificava todos os atos praticados por ela. A verdade é que não consegui sentir nem empatia nem simpatia pela personagem e, por isso, terminei a leitura um pouquinho frustrada. Parece que a história não termina aqui, mas estou zero empolgada para conhecer a continuação.


Título nacional: A Gaiola de Ouro
Título original: The Golden Cage
Autor: Camilla Läckberg
Tradutor: Fernanda Åkesson
Nº de Páginas: 320
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2020
Editora: Arqueiro
Gênero: Suspense

Comentários