[Resenha]: "Uma Noite Como Esta", de Julia Quinn




Neste segundo volume da série Quarteto Smythe-Smith, vamos acompanhar Daniel Smythe-Smith, o conde de Winstead. Ele participara de um duelo três anos antes e foi obrigado a se exilar no exterior para fugir da fúria do pai de seu oponente. Graças a uma trégua ele estava de volta. Chegou no dia do concerto anual do desafinado Quarteto Smythe-Smith e para não atrapalhar, ficou de longe acompanhando a apresentação. Foi assim que ele conheceu Anne Wynter, a governanta de suas primas, que participava do recital no lugar da pianista que estava adoentada. Encantado com a beleza da moça, Daniel sentiu uma forte emoção quando os seus olhos se encontraram com os dela. Foi amor à primeira vista.

Para uma dama que passara os últimos oito anos tentando não ser notada, Anne Wynter estava em uma posição delicada ao ser cortejada pelo sobrinho da sua patroa. Já tinha sido cortejada por um nobre antes e aquilo acabara muito mal para ela. Pelo que fez ao tal nobre, depois de descobrir que ele era um sedutor mentiroso, foi obrigada a deixar a família, trocar de nome e se aventurar pelo mundo em busca de sobrevivência. Vivia com medo de que ele a encontrasse e a destruísse. Esse medo contribuiu, e muito, para criar uma certa expectativa e quando, finalmente, o vilão chegou, a trama ganhou uma movimentação interessante. 

Mas, no geral, achei a história um tantinho superficial. Muitas cenas bobinhas com as pupilas de Anne, as irmãs Pleinsworths, poderiam ter sido trocadas por um assunto bem mais relevante: o casamento entre classes. Não era comum na Inglaterra do século XIX, que um nobre se casasse com alguém que estava numa posição social inferior. Algumas vezes Anne se mostrou apreensiva por não se achar adequada a Daniel, mas não houve aprofundamento do assunto e eu sinceramente não entendi porquê. Daniel teria ficado ótimo no papel do noivo que luta contra todas as regras para defender o seu amor e a sua amada. Um tema tão significativo, teria tornado o enredo bem mais atraente. Já li três dos quatro volumes da série e este foi o que menos gostei. 


Título nacional: Uma Noite Como Esta
Série Quarteto Smythe-Smith #2
Título original: A Night Like This
Autor: Julia Quinn
Tradutor: Ana Rodrigues
Nº de Páginas: 284
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance de época



A série Quarteto Smythe-Smith é composta pelos seguintes livros:
#1 Simplesmente o Paraíso
#2 Uma Noite Como Esta
#3 A Soma de Todos os Beijos
#4 Os Mistérios de Sir Richard

 

Comentários