[Resenha]: "Os Mistérios de Sir Richard", de Julia Quinn




Esta resenha contém spoiler

Sir Richard Kenworthy conheceu Iris, uma das garotas Smythe-Smiths, quando ela tocava violoncelo no recital anual do quarteto mais desafinado da Inglaterra. Durante a audição  Richard não tirou os olhos de Iris e ao final pediu para conversar com ela, o que a intrigou. Como era do tipo que não gostava de chamar atenção e estava acostumada a ser ignorada, não seria tola de pensar que ele estava interessado nela, mas a verdade é que ele estava. Richard tinha urgência em encontrar uma esposa e Iris se ajustava às suas necessidades em todos os sentidos. 

Iris Smythe-Smiths gostava de observar as pessoas e, independente da afeição que começava a sentir, suspeitava que Richard escondia alguma coisa. Havia algo de muito estranho na atenção que ele lhe dedicava. Ela queria um tempo para conhecer melhor seu pretendente, mas não foi possível. Ansioso para conseguir logo uma esposa, Richard armou para que eles fossem flagrados enquanto se beijavam. A pública demonstração de carinho comprometeu a honra da moça e antes que o ocorrido caísse na boca do povo, eles se casaram.

Sem entender por que Richard forçou a situação para apressar o casamento, Isis se viu ainda mais perplexa e confusa quando ele decidiu não consumar a união, mesmo deixando claro que a desejava e muito. Era de fato uma situação incomum, mas havia sentimento entre eles e Richard se esforçava para ser um bom marido e ver a esposa bem. Internamente, porém, sentia-se muito culpado por ter omitido o real motivo de querer se casar. 

É claro que o marido deveria ter sido sincero com Iris desde o início, mas quando o segredo veio à tona, eu senti um pouco de pena dele. Tudo o que fez foi pensando na felicidade de suas duas irmãs. Richard sabia que como chefe daquela família era sua responsabilidade elaborar um esquema que livrasse as irmãs de um escândalo iminente. A intuição apontou Iris como a pessoa ideal para o sucesso do seu plano mirabolante. Plano este que não agradava a ninguém. No final das contas, foi o dom de Iris de observar atentamente a alma humana, que possibilitou o entendimento da questão além das aparências e encontrou uma solução que favoreceu a todos.

Eu gostei muito do livro. Fica mais fácil compreender as atitudes de Richard quando conhecemos o mistério e lembramos que a história se passa no século XIX, época em que as mulheres não podiam se desviar dos rígidos padrões morais, caso contrário seriam condenadas para sempre. Dentro desse contexto moralista e sexista, Sir Richard buscou do jeito dele uma maneira de proteger as irmãs e salvar o bom nome da família. Iris reconheceu sua boa intenção e o perdoou por isso. A sorte dele foi amar e ser amado por uma mulher cativante, inteligente e bastante compreensiva. 😉


Título nacional: Os Mistérios de Sir Richard
Série Quarteto Smythe-Smith #4
Título original: The Secrets of Sir Richard
Autor: Julia Quinn
Tradutor: Simone Lemberg Reisner
Nº de Páginas: 299
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance de época


Este volume encerra a Série Quarteto Smythe-Smith, que é composta pelos seguintes livros:
#1 Simplesmente o Paraíso
#2 Uma Noite Como Esta
#3 A Soma de Todos os Beijos
#4 Os Mistérios de Sir Richard

Comentários