[Resenha]: "Venetia e o Libertino", de Georgette Heyer





Criada por um pai recluso, a senhorita Venetia Lanyon viveu praticamente todos os seus 25 anos de vida, enclausurada nos limites da propriedade rural da sua família. Viu pouco da vida e nunca se apaixonou. Sua existência monótona muda radicalmente quando Lorde Jasper Damerel, seu vizinho, a encontra colhendo frutas em suas terras. A reputação de Damerel é péssima. Ele é um homem de 38 anos, famoso por ter seduzido uma mulher casada e por gostar de orgias e jogatinas. A jovem que desejasse manter a reputação intacta, deveria evitá-lo. Venetia, no entanto, não se abalou quando se viu diante dele.

De início, como era de se esperar, as intenções de Damerel com relação a ela não eram as melhores, mas logo percebeu que não podia arruinar uma jovem tão adoravelmente inocente que, em pouquíssimo tempo e de maneira irreversível, conquistou seu respeito e atenção. Encantados, os dois se tornaram amigos e passaram a se ver com frequência, para desespero dos conhecidos de Venetia, que temiam que o notório libertino fizesse mal à moça inexperiente. Venetia, contudo, sentia-se cada vez mais feliz e segura ao lado dele. O lorde, além de ter um enorme coração, a entendia como ninguém. Eles eram verdadeiras almas gêmeas e a amizade rapidamente se transformou em amor. 

Entretanto, o peso da realidade se impõe e o romance é frustrado, porque Damerel se considera indigno da amada. Mesmo muito apaixonado, prefere se separar dela para evitar sua ruína social. Ele acha que Venetia ficará melhor sem ele, mas será que ela está convencida disso? Será que aceitará perder seu melhor amigo e primeiro amor?

O romance de Georgette Heyer é ambientado no período da Regência (século XIX), e foi publicado na década de 1950. Não há conteúdo sexual na história de Venetia e Damerel, mas é tão maravilhosamente escrita que dá pra sentir a temperatura subir quando os dois estão juntos. Eu gostei da trama e amei a espirituosa e determinada mocinha, mas achei uma pena o livro ter terminado sem um epílogo com  detalhes sobre o futuro do casal. Eu queria tanto saber! 


Título nacional: Venetia e o Libertino
Título original: Venetia
Autor: Georgette Heyer
Tradução: Vera Whately
Nº de Páginas: 335
Ano de lançamento no Brasil: 2013
Editora: Record
Gênero: Romance de época



Outros livros de Georgette Heyer que li e resenhei:
Casamento de Conveniência
A Indomável Sofia

Comentários