[Resenha] "A Indomável Sofia", de Georgette Heyer


"A Indomável Sofia" trás uma das heroínas mais divertidas, ousadas e irreverentes de Georgette Heyer: Sofia Stanton-Lacy, Sophy para os íntimos. Ela é filha de um diplomata viúvo, Sir Horace, e com ele viajou pelo continente europeu seguindo o exército britânico em sua busca por Napoleão. Quando o General foi finalmente derrotado, o pai de Sophy foi convocado para prestar seus serviços na América do Sul, mais precisamente no Brasil.

Sir Horace, resolve não levar a filha nesta nova empreitada e pede a Lady Ombersley, sua irmã, que tome conta dela enquanto ele estiver fora. Pediu ainda à irmã, o favor de apresentar a sobrinha à sociedade de Londres e, se possível, encontrar um marido adequado para ela, que já está com 20 anos.

Na primavera de 1816, Sophy chega a Londres para ficar com a tia e os primos, e dentro de pouco tempo percebe que a família precisa desesperadamente de suas habilidades. Os anos acompanhando o pai em missões diplomáticas, deu a ela talento e sensibilidade para lidar com todo tipo de gente e de problema. 

Sua prima Cecilia, por exemplo, está apaixonada por um poeta talentoso, mas sem vintém. O primo Hubert está com sérios problemas financeiros. Os primos mais novos precisam desesperadamente de um pouco de diversão e liberdade. E o primo mais velho, Charles, que herdou uma grande fortuna de um tio, mas precisou usá-la para salvar a família da ruína financeira, tem tendências tirânicas que são agravadas ainda mais pela influência de sua nefasta noiva.

Com inteligência, senso de humor e determinação, Sophy tentará transformar a vida de todos. Entretanto, seus planos e métodos causarão muito alvoroço na pacata Berkeley Square, onde seus primos vivem. 

Para o sisudo Charles a chegada de Sophy significa instantaneamente problemas mas, aos poucos, a personalidade exuberante de Sophy acabará tocando o seu coração.

"A Indomável Sofia" é um romance de época leve e divertido. Sophy é uma diabinha do bem. Recomendo.

Livro: A Indomável Sofia
Título original: The Grand Sophy
Autor: Georgette Heyer
Tradução: Neide Câmera Loureiro
Páginas: 404
Ano de lançamento no Brasil: 2016
Editora: Record
Categoria:  Literatura Estrangeira / Romance de época

Comentários