[Resenha]: "Desonra", de J. M. Coetzee





David Lurie é um professor branco, de 52 anos, que leciona poesia romântica numa Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul. Ele é divorciado duas vezes, tem uma filha, três livros publicados e cogita escrever uma ópera sobre Lorde Byron. Após o fim do apartheid, o novo regime aplicou diversas ações visando beneficiar as vítimas do regime discriminatório. Uma das ações desagradou e deixou Lurie deslocado: o fechamento, na Universidade, do seu Departamento de Línguas Clássicas e Modernas. Ele continuou lecionando porque é assim que ganha a vida, mas não tem respeito pela matéria que ensina e percebe que os alunos não lhe dão a menor importância. No geral, David Lurie adota um estilo de vida do tipo “não estou nem aí pra nada”. É dono de um cinismo exagerado e não se aprofunda em nenhum tipo de relação, seja pessoal, afetiva ou profissional.

Muito mulherengo, o professor, mesmo sabendo do perigo, inicia um caso com uma aluna de 20 anos, chamada Melanie. Quando Melanie e seu pai apresentam uma queixa de assédio sexual contra ele, Lurie é levado perante um comitê acadêmico, onde admite a culpa, mas não reconhece o erro. Ele tem a oportunidade de se desculpar e salvar sua carreira, mas recusa tudo. Com o nome jogado na lama, deixa a universidade, a cidade e vai passar um tempo com a filha que mora em uma fazenda. 

No campo, David e a filha Lucy sentem na pele o resultado da longa história de opressão racial da África do Sul. A fazenda é invadida e ambos são barbaramente atacados por três homens negros. A explosão de violência que vivenciou marca o início da transformação de Lurie, porque rompe a bolha de indiferença e arrogância em que vivia, levando-o a reavaliar seu próprio comportamento e a enxergar o mundo por outra perspectiva.

Meus amigos, termino esta resenha com a sensação de que deixei a desejar, porque esta história é muito maior do que eu consigo descrever aqui e mais profunda do que se possa imaginar. A escrita do autor é repleta de simbolismo e transborda sentimento, apesar de ser seca e direta, e, por isso,  impressiona, incomoda e provoca reflexões. Não é uma leitura fácil, mas espero que se sintam incentivados a conferir, porque vale a pena.


Título nacional: Desonra
Título original: Disgrace
Autor: J. M. Coetzee
Tradução: José Rubens Siqueira
Nº de Páginas: 212
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2000
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Romance

Comentários