[Resenha]: "Uma Casa no Meio do Caminho", de Barry Martin com Philip Lerman

Edith W. Macefield

Edith Wilson Macefield, uma senhora de 84 anos, moradora do bairro de Ballard, em Seattle, recebeu atenção mundial depois que se recusou a vender sua humilde residência para uma construtora que planejava erguer um complexo comercial no local. Edith recusou 1 milhão de dólares e  a construtora acabou construindo, em 2006, um shopping center em torno de sua pequena casa.



O resultado foi uma casa no meio de um complexo comercial.


Barry Martin (à esquerda) trabalhava como superintendente encarregado do projeto de construção do shopping center. Ele supervisionava a obra de um trailer que ficava a apenas algumas dezenas de metros da casa de Edith e não demorou muito para que os dois se conhecessem e iniciassem uma bonita amizade. Ficamos conhecendo melhor o altruísta Barry e a durona Edith, através de suas muitas conversas. Edith  não só contou para Barry o real motivo de querer permanecer na casa, como narrou detalhes  fascinantes e intrigantes da sua história.  Aos pouquinhos Barry foi ficando cada vez mais ligado à  Edith e preocupado com  o seu bem estar. Sempre por perto e à disposição, ele a levava ao salão de beleza, às consultas médicas, comprava seus remédios e preparava as refeições.

Barry cuidou de Edith até ela falecer em 2008. Foram dois anos de dedicação total e em retribuição, ela deixou para ele a tão disputada casa. Barry a vendeu por 300 mil dólares e usou o dinheiro para pagar a educação de seus filhos na faculdade. 

Narrado pelo próprio Barry Martin, “Uma Casa no Meio do Caminho”  comove por ser repleto de valores humanos reais e necessários, como: fraternidade, respeito e amizade.


Em maio de 2009, como parte de um evento de marketing para promover o filme “Up: Altas Aventuras”,
a Disney pagou para ter dúzias de balões amarrados no topo da casa de Edith. 

P.S.: A título de curiosidade, a casa ainda está lá e a empresa construtora do shopping está planejando formas de integrá-la ao design como um espaço para eventos ou um  restaurante.




Título nacional: Uma Casa no Meio de Caminho

Título original: Under One Roof

Autores: Barry Martin com Philip Lerman

Tradução: Leila Couceiro

Nº de Páginas: 240

Ano de lançamento no Brasil: 2015

Editora: Sextante

Gênero: Biografia

Comentários