[Resenha]: "Oceano Entre Nós", de Tahereh Mafi

 






Desde que extremistas islâmicos realizaram os ataques de 11 de setembro, a vida de toda a comunidade muçulmana dos Estados Unidos foi bastante afetada, pois seus componentes passaram a ser vistos como sinônimo de perigo, como terroristas em potencial. É dentro deste contexto complicado que se encontra  Shirin, uma adolescente americana de 16 anos, filha de imigrantes iranianos. Um ano após os ataques terroristas, ela está cursando o Ensino Médio e sofre bullying por aderir, por vontade própria, ao hijab, o véu usado pelas mulheres muçulmanas. Para se proteger do ódio gratuito, das agressões verbais e físicas, ela constrói barreiras ao seu redor e não permite que ninguém se aproxime. Isolada e marginalizada, dedica-se aos treinos de breakdance, sonhando em ser uma boa dançarina de break, porque assim as pessoas talvez possam respeitá-la.

A ordem das coisas começa a mudar quando a prática dos trabalhos em dupla na escola, leva Ocean a interagir com ela, obrigando-a a abrir um espacinho para ele em seu mundo solitário e recluso. Ocean é um menino branco, bonito e simpático, que surpreende quando mostra um real interesse em conhecê-la. O único em meio a tantos. A companhia dele é reconfortante, mas Shirin tem noção que a sua presença na vida de Ocean é controversa, e ele pode se tornar persona non grata na comunidade por causa dela. Afinal, os racistas e a sua retórica xenofóbica são implacáveis. 

O que mais me chamou atenção no livro é o fato do preconceito e suas consequências serem expostos sem rodeios, mas com extrema sensibilidade. Por simplesmente usar um véu, Shirin é sistematicamente hostilizada por conta de algo que não fez. Entre os poucos que acreditam que ela não é nem aterrorizante nem perigosa, está Ocean, o garoto gentil que ao se apaixonar, percebe a quantidade de pessoas horríveis que há ao redor e quer confortar e proteger Shirin. À luz da emoção do primeiro amor, os dois amadurecem e se posicionam em relação ao mundo hipócrita em que estão inseridos, buscando sobreviver à crueldade da islamofobia. Vale muito a pena conferir.  😉


Título nacional: Oceano Entre Nós
Título original: A Very Large Expanse Of Sea
Autora: Tahereh Mafi 
Tradução: Cyntia Costa
Nº de Páginas: 294
Formato: eBook
Data de lançamento no Brasil: 2021
Editora: Universo dos Livros
Gênero: Romance


Outro livro da autora que li e resenhei:

Comentários