[Resenha]: "O Inferno de Gabriel", de Sylvain Reynard

 






A tímida e angelical Julia Mitchell tinha 17 anos, quando passou uma noite inocente a sós com Gabriel Emerson, consolando-o pelos graves problemas familiares que estava enfrentando. Naquela noite, ele, que tinha 27 anos, contou a história de Dante Alighieri e sua amada Beatriz, despertando o interesse de Julia pela cultura italiana. Foram momentos de intensa conexão, mas, ao acordar na manhã seguinte, Gabriel tinha desaparecido. Julia nunca esqueceu aquele encontro e o revivia sempre em sua memória, mas só voltou a ver Gabriel depois de seis longos anos. O reencontro se deu na Universidade de Toronto, onde ele é um renomado professor especialista em Dante Alighieri e ela, uma de suas alunas. À medida que a história se desenrola, vamos ver que A Divina Comédia, obra escrita por Dante, tem um papel importante no enredo.

O Gabriel que Julia reencontra está diferente, é autoritário, arrogante e amargo. Ingenuamente, ela achou que a sua simples presença iria reavivar a memória dele, mas isso não aconteceu, ao menos não de imediato. O professor mostrou-se distante, embora Julia lhe parecesse familiar. Esta suspeita desperta nele uma faísca de atração e o desejo de conhecê-la melhor, apesar da Universidade proibir qualquer tipo de relação entre professores e alunos, que não fosse unicamente intelectual. Em pouco tempo, os dois não conseguem mais ficar longe um do outro. Com a convivência, Gabriel constata que Julia sofreu no passado danos profundos em sua autoconfiança, e decide ajudá-la a reconhecer seu próprio valor e protegê-la de qualquer mal. Julia, por sua vez, descobre que o temperamento taciturno de Gabriel vem do fato de ele não se achar merecedor de amor, e nem digno de salvação, devido aos muitos pecados que cometeu. Mas ela, apaixonada e generosa de espírito e de coração, é a sua redenção. A conexão emocional entre eles se aprofunda mais e mais, despertando um amor imenso e preparando-os para os obstáculos que terão pela frente.

Eu amei como a relação deles foi construída, sem pressa e com todo o cuidado para se sustentar e progredir. É uma história extremamente sensual e profundamente apaixonante, com destaque para o momento em que a mente de Gabriel recupera a lembrança do primeiro encontro. Basear a história dos dois na Divina Comédia, onde Dante começou visitando o inferno e terminou no paraíso, é um ponto positivo. Favoráveis também, são as muitas referências às obras de arte renascentistas e as músicas e livros diversos, que aparecem ao longo da trama. É uma leitura de muitas páginas, mas que vale a pena conferir.


Título nacional: O Inferno de Gabriel
Trilogia O Inferno de Gabriel #1
Título original: Gabriel’s Inferno
Autor: Sylvain Reynard
Tradução: Fabiano Morais
Nº de Páginas: 512
Formato: e-Book
Data de lançamento no Brasil: 2013
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance

Comentários