[Resenha]: "O Gambito da Rainha", de Walter Tevis

 






A história começa no final dos anos 1950 e acompanha a vida de Elizabeth Harmon, que aos 8 anos ficou órfã e passou a viver em um orfanato. Enquanto esteve na instituição, Beth aprendeu xadrez com o zelador, que logo percebeu que ela era uma criança prodígio, uma jogadora fenomenal. Perto de completar 13 anos, Beth foi adotada e com seu talento nato, adentrou no mundo masculino dos torneios de xadrez. Aos 18 anos tornou-se campeã dos Estados Unidos e aos 19, em plena Guerra Fria, atravessou a Cortina de Ferro para enfrentar o jogador russo que era o Grande Mestre Internacional e Campeão Mundial.

Apesar de genial e competitiva, Beth era solitária e frágil, e sua trajetória foi pontuada pelo vício em tranquilizantes e álcool. Os comprimidos ela conheceu no orfanato, onde eles eram usados para manter as crianças sob controle. Já o álcool lhe foi apresentado pela própria mãe adotiva. Para encarar torneios cada vez mais desafiadores, a jovem enxadrista se drogava, mas em determinado momento entendeu que precisava parar se não quisesse arruinar tudo o que tinha conseguido. 

O livro traz informações mega detalhadas sobre os jogos de Beth e sobre o xadrez em si, então um conhecimento básico sobre este jogo de tabuleiro, ajuda a entender melhor o enredo. Como eu não entendo nadinha de xadrez, a leitura tornou-se um pouquinho entediante em alguns momentos. Mas continuei lendo, porque queria conhecer o destino final da personagem. Beth não é afetuosa, mas sua genialidade e luta contra os demônios pessoais, despertaram minha empatia. Eu esperava que o romance focasse mais nela e menos no xadrez, mas mesmo assim, gostei de acompanhar o seu amadurecimento em um mundo tão desafiador e competitivo.

Em 2020, o livro inspirou a minissérie de mesmo nome da Netflix. Ontem, 19/09/21, a produção ganhou o prêmio de Melhor Minissérie no Emmy, o "Oscar da TV".





Título nacional: O Gambito da Rainha
Título original: The Queen’s Gambit
Autor: Walter Tevis
Tradução: Ivanir Calado
Nº de Páginas: 304
Formato: e-Book
Data de lançamento no Brasil: 2021
Editora: Arqueiro
Gênero: Obra de época

Comentários