[Resenha]: "Querido Edward", de Ann Napolitano






Edward Adler tem 12 anos e é o único sobrevivente de um desastre aéreo que matou 191 pessoas, incluindo seus pais e seu irmão. O avião saiu de Nova York rumo a Los Angeles, para onde a família estava se mudando, mas não chegou ao destino. Em capítulos alternados, vamos acompanhar tanto o processo gradual da recuperação física e psicológica de Edward, quanto o que aconteceu dentro do avião desde o momento do embarque até a queda. Esta simultaneidade serve para mostrar que aquele evento traumático está sempre presente na mente do garoto. Toda a luta dele vai ser para aprender a viver com isso.

Quando sai do hospital, Edward vai morar com a irmã da sua mãe e o marido dela, um casal que sofre com a impossibilidade de ter filhos e, talvez por isso, tenha se dedicado ao máximo para proteger o sobrinho e deixar a sua vida menos difícil. Shay mora na casa vizinha e também tem 12 anos. Ela se torna a melhor amiga e a companheira de todas as horas de Edward. Ver os dois crescerem juntos é terno e inspirador. Em linhas gerais, Edward é cercado por pessoas boas que se esforçam para amenizar a desolação e a culpa que ele sente por ter sobrevivido enquanto seus entes mais queridos morreram. A luta para se recuperar da perda imensurável, ganha movimento e profundidade quando acrescida das histórias dos passageiros que tiveram algum tipo de conexão com a família Adler. Em nós, essas histórias causam angústia porque sabemos que estamos testemunhando os últimos momentos da vida daquelas pessoas.

Dois anos e meio depois da tragédia, perto de completar 15 anos, a mesma idade que o irmão tinha quando morreu, o irmão que ele considerava uma parte de si próprio, Edward encontra centenas de cartas endereçadas a ele, escritas por pessoas ligadas às vítimas. O tio havia escondido toda a correspondência tentando poupá-lo, mas essas cartas vão representar um grande estímulo para a sua recuperação, porque é nelas que Edward encontra o propósito para a sua vida.

Ficção baseada em duas tragédias aéreas reais, o livro não é perfeito, mas apresenta um enredo emocionante e inspirador. Com o espírito de resiliência despertado por pessoas comprometidas em ajudá-lo, Edward retribui esse empenho com gentileza e gratidão. É certamente uma história que vou levar comigo por muito tempo. 


Título nacional: Querido Edward
Título original: Dear Edward
Autora: Ann Napolitano
Tradução: Lígia Azevedo
Nº de Páginas: 304
Formato: eBook
Data de lançamento no Brasil: 2020
Editora: Paralela
Gênero: Ficção Doméstica 

Comentários