[Resenha]: "Árvore dos Desejos", de Katherine Applegate






Red é um carvalho vermelho americano de mais de 200 anos de idade, que é visto pelas pessoas da vizinhança como a "árvore dos desejos". Por este motivo, anualmente, os moradores depositam nos seus galhos tiras de papel, cartões e retalhos com pedidos. Por anos a fio Red se manteve imóvel sobre suas raízes, ouvindo as pessoas desejarem coisas, sem se envolver. A situação mudou no momento em que a menina Samar, uma imigrante recém chegada ao bairro, depositou em um dos galhos de Red um retalho onde expressava o forte desejo de ter um amigo.

Certa de que estava perto do fim da vida, a árvore velha e sábia percebeu que o momento de deixar a passividade de lado e fazer algo significativo havia chegado. Entendeu que o pedido da menina era um bom desejo e era algo que poderia realizar, com a ajuda de sua amiga, o corvo-fêmea, Bongô.

Mesmo abordando temas tensos como bullying e xenofobia, a autora surpreende com uma linguagem simples e sensível. Em vários momentos e de muitas maneiras a história transborda afeto, empatia, amizade e muito amor. Gostei bastante e recomendo a leitura. 😍


Título nacional: Árvore dos Desejos
Título original: Wishtree
Autor: Katherine Applegate
Ilustração: Charles Santoso
Tradução: Thaís Paiva
Nº de Páginas: 224
Formato: eBook
Ano de lançamento no Brasil: 2020
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance fantasia

Comentários