[Resenha]: "A Garota Que Você Deixou Para Trás", de Jojo Moyes






A história acontece em dois momentos distintos. A primeira parte começa em 1916, numa cidadezinha francesa ocupada pelos alemães durante a Primeira Guerra Mundial. Lá, Sophie Bessette e a irmã, mantém funcionando o hotel da família enquanto seus maridos lutam no front. Apesar do clima de medo e desconfiança reinante, Sophia conserva pendurado numa das paredes do hotel, à vista de todos como um tributo ao marido e uma lembrança dos tempos de amor e alegria, um retrato seu que ele pintou logo que se conheceram. A pintura desperta um estranho fascínio no comandante alemão. Quando chega até Sophie a notícia de que o marido foi levado para um campo de prisioneiros, ela resolve usar o quadro para negociar a liberdade dele, mas acaba sendo presa e logo depois o quadro desaparece. 

A segunda parte do livro se passa quase um século depois, em 2006, em Londres, e mostra que a pintura de Sophie agora é de Liv Halston. O quadro foi um presente de casamento que o falecido marido comprou para ela, quando estavam em lua de mel na Espanha. Como o marido morreu precocemente, o quadro tem um valor inestimável para Liv. Por esse motivo, ela fica chocada quando descobre que a obra em questão havia sido roubada de um hotel francês em 1917, depois que a esposa do artista foi detida pelas forças de ocupação alemãs. E, o pior de tudo, a lei manda que o quadro seja devolvido aos seus legítimos proprietários, a família do pintor. 

Quando Liv decide lutar pelo seu direito de manter a pintura, as duas histórias se entrelaçam e a trama é tomada por uma atmosfera de amor e suspense muito instigante, pois enquanto o destino de Sophie é revelado, o de Liv é dividido entre uma batalha judicial e o despertar inusitado de um novo amor. Eu amei a leitura e recomendo muito. 😉


Título nacional: A Garota Que Você Deixou Para Trás
Título original: The Girl You Left Behind
Autora: Jojo Moyes
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Nº de Páginas: 468
Formato: E-book
Data de lançamento no Brasil: 2014
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance


Comentários