[Resenha]: "10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho, de Elif Shafak

 






Quando a história começa, Leila Tequila, a protagonista, já está morta. Ela era uma prostituta de Istambul e acabou de ser assassinada. Embora seu coração já não batesse mais, seu cérebro resistia, recusando-se a desistir. E por 10 minutos e 38 segundos, tempo que ele levou para desligar para sempre, muitas memórias vieram à tona permitindo ao leitor um vislumbre dos eventos e das pessoas importantes que marcaram a vida de Leila. 

Na primeira parte do livro, ficamos sabendo, através das memórias de Leila, que ela nasceu no sudeste da Turquia, bem longe de Istambul, onde chegou ainda adolescente, sozinha e sem dinheiro, fugindo de sua família ultraconservadora. Seu pai era um homem de convicções rígidas e moralismo religioso fanático. As mulheres da casa não tinham direito de se manifestar, nem quando agredidas, principalmente se o ataque partisse de um homem. Neste caso, era mais comum justificar o agressor do que proteger a vítima. Leila sentiu essa enorme injustiça na própria pele e por isso fugiu. Em Istambul foi obrigada a se prostituir. Com o passar do tempo acolheu e foi acolhida por cinco amigos leais, pessoas indesejáveis, párias como ela. Em meio aos percalços da profissão, encontrou um jovem idealista que foi o grande amor da sua vida. 
 
No momento em que a mente de Leila finalmente se apaga, tem início a segunda parte do livro, que conta o que os cinco amigos fizeram para dar a Leila um enterro digno. Neste ponto, a história é alimentada por uma sucessão de cenas pastelões, meio exageradas, destoando bastante da escrita sóbria e comovente apresentada na primeira seção. Pra mim foi tipo um anticlímax, agravado pelo realismo mágico que envolveu a última parte do enredo. Confesso que, no geral, a história ficou aquém das minhas expectativas, mas não foi uma leitura ruim. Leila Tequila é uma mulher forte que do seu jeito lutou por direitos, confrontando o sistema patriarcal vigente que valorizava a mulher apenas no papel de mãe e esposa. Além disso, há a questão da amizade verdadeira, incondicional, que me agradou muito. 😉


Título nacional: 10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho
Título original: On Dakika Otuz Sekiz Saniye
Autora: Elif Safak 
Tradução: Julia Romeu
Nº de Páginas: 336
Formato: E-book
Data de lançamento no Brasil: 2021
Editora: Harper Collins
Gênero: Romance turco

Comentários