Eu li: "O Navio das Noivas"


Em "O Navio das Noivas", de Jojo Moyes, acompanhamos a viagem de quatro noivas da Austrália para a Inglaterra, onde se reencontrarão com os militares com quem se casaram durante a guerra.

As noivas em questão são: Margaret, uma moça do interior, grávida, cuja a vida até então se resumia a cuidar do pai e dos irmãos. Avice, moça da alta sociedade, escrava das aparências. Jean, uma adolescente inconsequente, que só pensa em se divertir. Frances, uma enfermeira discreta que, claramente, guarda um grande segredo. As quatro moças dividem não só uma pequena cabine no navio, mas também suas expectativas e medos. Ao longo da viagem amizades se estreitam, mistérios são revelados, alguns relacionamentos terminam, outros começam e destinos são mudados. 

A história baseia-se em fatos reais.

Em 1946, a Marinha Real Britânica entrou na última etapa do repatriamento de esposas do pós-guerra e no mês de julho daquele ano embarcou cerca de 650 esposas australianas, sem muito luxo ou conforto, no porta-aviões HMS Victorious, para levá-las ao encontro dos seus maridos ingleses. 

Durante a viagem, que durou seis semanas, elas tiveram a companhia de mais de mil homens, dezenove aviões e algumas bombas. Uma travessia corajosa rumo ao desconhecido, em busca do amor e da felicidade.

A avó da autora era uma dessas mulheres. E foi baseada nas lembranças da avó e em farto material de pesquisa, que Jojo Moyes escreveu "O Navio das Noivas", lançando um luz sobre as mulheres da época do pós-guerra, período em que elas estavam, em sua maioria, restritas ao ambiente doméstico. No entanto, algumas delas mantiveram-se fiéis a promessa que fizeram aos seus homens e em nome do amor, não mediram esforços para chegar até eles bem longe de casa. 

Recomendo a leitura.

Livro: O Navio das Noivas
Título original: The Ship of Brides
Autor: Jojo Moyes
Tradução: Flávia Rossler
Páginas: 384
Ano de lançamento no Brasil: 2016
Editora: Intrínseca
Categoria:  Literatura Estrangeira / Romance  
Preço: R$29,90 (em 06/08/2016, na www.amazon.com.br)

Comentários