[Resenha]: "A Vida do Livreiro A. J. Fikry", de Gabrielle Zevin




O descendente de indianos A. J. Fikry, tem 39 anos e é dono da Island Books, a única livraria da pequena cidade onde mora. Viúvo há quase dois anos, encontra-se deprimido e não consegue mais encontrar um motivo para se preocupar muito com nada. Solitário e irritadiço, planeja se entregar a bebida e arruinar seu negócio.

O livreiro vê sua vida tomar uma direção completamente nova, quando o destino coloca nela duas pessoas: Amelia Loman, peculiar representante de vendas de uma editora, e Maya, uma esperta garotinha de apenas dois anos. Elas renovam as esperanças de Fikry, ao despertarem nele a capacidade de amar e ser amado, e a vontade de cuidar e ser cuidado. Desta forma, ele volta a ser o afortunado provedor de cultura da sua comunidade.

Trazendo personagens maravilhosos, ótimas referências literárias e citações memoráveis para refletir, esta é uma história de redenção, onde os livros e a leitura entrelaçam vidas que compartilham amizade e amor. Terminei de ler com um sorriso no rosto e um grande nó na garganta. Recomendo muito.


Título nacional: A Vida do Livreiro A. J. Fikry
Título original: The Storied Life of A. J. Fikry
Autor: Gabrielle Zevin 
Tradução: Flávia Yacubian
Nº de Páginas: 211
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: Paralela
Gênero: Romance 

Comentários