[Resenha]: "A Filha do Rei do Pântano", de Karen Dionne




Tendo Helena como narradora, a história é contada alternando passado e presente, enquanto ela rastreia o pai, que fugiu da prisão de segurança máxima onde cumpria pena de prisão perpétua por ter, entre outras coisas, raptado a mãe dela, que na ocasião tinha apenas 14 anos. Até os 12 anos, Helena viveu numa cabana isolada cercada por pântanos, no Estado do Michigan. Durante todo esse tempo viveu sem eletricidade, sem água encanada, em condições miseráveis e extremas de sobrevivência, tendo contato apenas com a mãe e o pai, sem ter a mínima ideia de que ela e a mãe eram prisioneiras. Helena nasceu no cativeiro, ela era fruto de um crime do seu pai. Enquanto esteve aos cuidados do homem que os jornais chamavam de “Rei do Pântano”, Helena aprendeu tudo sobre sobrevivência e tornou-se uma exímia caçadora. Sabia que ao fugir da prisão, o pai iria para o pântano e que ela era a única pessoa capaz de capturá-lo e enviá-lo de volta para a cadeia.

Quinze anos se passaram desde a prisão até a fuga do Rei do Pântano e nesses anos, Helena não manteve contato com ele. Ela criou uma nova vida para si, bem diferente da antiga. Aos 18 anos, para se livrar do estigma de ser a filha de um sequestrador, estuprador e assassino, trocou o sobrenome e mudou de endereço. Um pouco depois, casou-se e teve duas filhas. O grande incentivo para caçar o pai, é impedir que ele, perturbado, manipulador e ardiloso, se aproxime da sua família. Apesar de idolatrá-lo quando criança, não esqueceu das vezes que testemunhou e foi vítima do seu lado sádico. Por tudo isso, não o quer perto de suas filhas jamais.

O clima de suspense da caçada humana empreendida pela Helena adulta, entremeado pelos flashbacks das circunstâncias terríveis da sua infância, dá à trama um ritmo rápido e instigante. Eu simplesmente não consegui largar o livro, mesmo não gostando muito do realismo excessivo usado nas cenas de violência. A verdade é que não sou muito fã de thrillers, mas às vezes me arrisco e me surpreendo por gostar, como aconteceu agora. 😊


Título nacional: A Filha do Rei do Pântano
Título original: The Marsh King’s Daughter
Autor: Karen Dionne
Tradução: Cecília Camargo Bartalotti
Nº de Páginas: 259
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2019
Editora: Verus
Gênero: Thriller

Comentários