[Resenha]: "Sobre A Terra Somos Belos Por Um Instante", de Ocean Vuong

 






O livro é uma narrativa pungente da própria vida do autor, o poeta Ocean Vuong, que nasceu no Vietnã, em 1988, e ainda criança asilou-se nos Estados Unidos. A saída da família da terra natal aconteceu porque o governo comunista passou a persegui-la por  ser miscigenada. O avô de Ocean era um soldado americano que lutava na Guerra do Vietnã, quando se casou com sua avó vietnamita. 

O romance é apresentado na forma de uma longa carta de Ocean para a mãe, que não a lerá por ser analfabeta. Talvez  este detalhe tenha incentivado descrições tão honestas e viscerais. O seu relato mistura memórias da  infância, adolescência e início da idade adulta, com flashes da vida da sua avó e da sua mãe, ambas profundamente traumatizadas por causa da Guerra do Vietnã. As duas mulheres têm grande influência sobre Ocean e é claro que os seus traumas acabam reverberando na vida dele. 

A prosa do autor é bastante poética e aborda temas gerais inerentes aos imigrantes, como: a dificuldade na comunicação, a exclusão social e a discriminação racial. E também temas mais pessoais, como: violência doméstica, despertar da sexualidade, primeiro amor, homossexualismo, drogas, luto, e por aí vai. Há perceptível sensibilidade em tudo, mas em alguns momentos me vi perdida em meio a sua narrativa não linear repleta de metáforas. É uma semi-autobiografia corajosa e comovente, um verdadeiro grito do coração, mas a maneira como foi escrita não funcionou para mim. 


Título nacional: Sobre A Terra Somos Belos Por Um Instante
Título original: On Earth We’re Briefly Gorgeous
Autor: Ocean Vuong
Tradução: Rogerio W. Galindo
Nº de Páginas: 224
Formato: eBook
Data de lançamento no Brasil: 2021
Editora: Rocco
Gênero: Romance autobiográfico

Comentários