[Resenha]: "Sem Lógica Para o Amor", de Tracey Garvis Graves

 






Embora o diagnóstico de transtorno do espectro autista tenha demorado muito tempo para chegar, Annika sabia que seu cérebro não funcionava como o das outras pessoas. Por não ter capacidade de ler expressões faciais ou outros sinais não verbais, era difícil para ela se colocar no lugar do outro ou compreender seus pensamentos. A grande dificuldade de se comunicar e interagir, fazia com que ela evitasse contato visual e preferisse ficar sozinha. Com ela as coisas eram concretas, não abstratas, e por esse motivo gostava de jogar xadrez. As estratégias e regras do jogo combinavam com a visão que ela tinha do mundo, além de acalmar a desordem e a ansiedade que ocupavam seu cérebro. Animais e livros a confortavam, mas o xadrez lhe dava a oportunidade de fazer parte de algo sem se sentir deslocada. Na faculdade, ela passou a frequentar o Clube de Xadrez. Algum tempo depois, Jonathan, um aluno recém- chegado, se juntou ao Clube e formou dupla com ela.

As peculiaridades de Annika encantavam Jonathan. Ela era linda, tudo nela emanava delicadeza e ele se apaixonou. Jonathan era atencioso e paciente, e Annika, também apaixonada, esforçava-se para se ajustar ao mundo dele. No entanto, quando ela se viu na iminência de fazer escolhas sobre o futuro, não se sentiu pronta e o relacionamento terminou. Dez anos depois, eles se reencontram acidentalmente. Ele mais maduro, ela mais confiante, e a afeição do passado, adormecida… acordou.

A história é contada alternadamente por Annika e Jonathan intercalando a época da faculdade (1991/1992) e o presente (2001). O casal é fofo e eu amei Annika. Ela é luz! Gostei também da amiga da faculdade que ofereceu apoio incondicional a ela. Que amizade maravilhosa! No final da história há uma reviravolta que, além de testar o coração do leitor, mostra o amadurecimento real de Annika. Terminei a leitura querendo mais. Vale muito a pena conferir. 😍


Título nacional: Sem Lógica Para o Amor
Título original: The Girl He Used To Know
Autora: Tracey Garvis Graves
Tradução: Jacqueline Damásio Valpassos
Nº de Páginas: 301
Formato: eBook
Data de lançamento no Brasil: 2020
Editora: Jangada/Pensamento-Cultrix
Gênero: Romance

Comentários