[Resenha]: "Minha Irmã Mora Numa Prateleira", de Annabel Pitcher





“Minha Irmã Mora Numa Prateleira” aborda uma tragédia familiar contada a partir da perspectiva de um menino de 10 anos: James Matthews. Ele tinha duas irmãs gêmeas mais velhas: Rose e Jasmine. Há cinco anos, sua família passava por uma praça no centro de Londres, quando Rose literalmente foi feita em pedaços devido uma ação terrorista executada por paquistaneses. Rose foi a pessoa mais nova a morrer no atentado, entre as sessenta e duas pessoas que sucumbiram.

Desde a tragédia a vida da família está confusa. Os pais culpam um ao outro pela morte da filha. A mãe abandonou a todos e foi viver com outro homem. O pai entregou-se a bebida e ao ódio a todos os muçulmanos. Jas tenta sozinha, da melhor maneira possível, cuidar de si e do irmão. Jamie, por sua vez, sente-se meio culpado por não conseguir ter a real compreensão da perda. Ele mal se lembra de Rose, pois tinha apenas cinco anos quando tudo aconteceu e, do dia fatídico, recorda-se apenas de uma grande explosão e muito choro. 

Cinco anos depois eles saem de Londres, mas o pai continua entregue a dor do luto, esquecendo-se dos filhos vivos. Ele passa os dias bebendo e cultuando a urna com as cinzas de Rose, que está sobre a lareira. Jamie sonha em ter a família unida e feliz de volta, mas a realidade é outra. Além da desatenção dos pais, ele sofre com o bullying na escola. A força para vencer essas questões e seguir em frente, ele encontra em seu gato Roger, na irmã Jas e em Sunya, uma colega da escola por quem nutre uma amizade sincera, mas proibida.

Numa linguagem simples, Annabel Pitcher equilibra temas como luto, negligência familiar, bullying, racismo, depressão e alcoolismo, com amizade, empatia e esperança. Gostei muito do livro e recomendo. Outro livro da autora que eu li e também gostei, foi "Nuvens de Ketchup".


Título nacional: Minha Irmã Mora Numa Prateleira
Título original: My Sister Lives On The Mantelpiece
Autora: Annabel Pitcher
Tradução: Domingos Demasi
Nº de Páginas: 182
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2013
Editora: Rocco Digital
Gênero: Romance

Comentários