[Resenha]: "Vaclav & Lena", de Haley Tanner





Vaclav e Lena são imigrantes russos, que cresceram em Nova York, estudaram na mesma escola, e se mantiveram juntos dos 6 aos 10 anos. Vaclav é inteligente e tem espírito imaginativo. Seus pais são amorosos, em especial Rasia, sua mãe, que faz tudo pelo bem do filho. Já Lena é órfã e foi  deixada aos cuidados de uma tia, que apreciaria se ela não existisse. Por ser negligenciada, a menina é tímida e possui alguns maus hábitos. Rasia tenta compensar esta situação cuidando de Lena também.
  
Vaclav ama a arte da mágica e do ilusionismo. Ele sonha em ser o próximo Houdini ou David Copperfield e, com Lena como ajudante, treina muito para isso. Vaclav tem adoração por Lena, para ele, ela é insubstituível. O sonho de ser um incrível mágico é acrescido da fantasia de ter a amiga como sua linda assistente para sempre, e um dia sua esposa.  Mas Lena e o aspirante a mágico têm vidas muito diferentes e um dia, como num cruel passe de mágica, Lena desaparece.

A vida segue, mas Vaclav não se esquece da amiga; ainda sente falta dela, todo dia.  A verdade do que aconteceu, é desvendada quando, sete anos depois, no dia do aniversário de 17 anos, Lena telefona para Vaclav. Aliviado e pronto para refazer os laços com ela, Vaclav usará inteligência e imaginação para  produzir uma mágica real na vida da sofrida Lena.

“Vaclav e Lena” é uma tocante história sobre amadurecimento e amor. Ao final fica a mensagem de que não há dor que um gesto amoroso não console e acalme. Gostei bastante da leitura!

Título nacional: Vaclav & Lena
Título original: Vaclav & Lena
Autora: Haley Tanner
Tradução: Mª Luiza Newlands
Nº de Páginas: 271
Ano de lançamento no Brasil: 2012
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance

Comentários