[Resenha]: "O Que Alice Esqueceu", de Liane Moriarty





A trama  é ambientado na Austrália, em 2008, e gira principalmente em torno de Alice Love, que quando retoma a consciência depois de ter caído e batido com a cabeça na academia, acredita que está em 1998, tem 29 anos, espera o primeiro filho e é loucamente amada pelo marido. Só que, na realidade, ela tem 39 anos, três filhos e está passando por um complicado processo de divórcio. Ou seja: Alice esqueceu os últimos dez anos da sua vida. Ela consegue lembrar dos acontecimentos até 1998, mas o fato é que o ano corrente é 2008!

Por que a vida de Alice mudou tanto em dez anos? Afinal, por que sua irmã e melhor amiga, se distanciou? Por que a vizinha não fala mais com ela? E o marido, seu grande amor, saiu de casa por quê? E o que dizer então dos filhos, umas crianças que ela não lembra de conhecer! A vida de Alice virou uma grande confusão depois daquele tombo na academia e ela não faz ideia do que estava fazendo em uma aula de step, uma vez que nunca gostou de academias! Alice percebe que se tornou alguém muito diferente: uma pessoa rica, esnobe, sem tempo para nada, sem nenhuma semelhança com quem ela era há uma década e, pior, de quem ela não gosta nem um pouquinho.

Para ajudar Alice a recuperar a memória, a autora traz para a trama dois familiares especiais: a irmã Elizabeth e a bisavó Frannie. Elizabeth é casada e trava uma dolorosa luta contra a infertilidade. Seu maior desejo é ter um filho e ela narra em um diário, toda a dificuldade que vem enfrentando para realizar este sonho. Já Frannie, mora em um lar de idosos e mantém um blog. Suas proezas on-line acabam sendo uma boa distração em meio a todo o drama. Aparentemente parece que essas duas  pessoas não têm muito a ver com o que está acontecendo com Alice, mas é através das suas histórias que vamos obter informações que ajudam a conhecer e a entender melhor a moça que nos foi apresentada sem qualquer lembrança dos últimos dez anos. 

"O Que Alice Esqueceu" além de ser uma história comovente e instigante, motiva questionamentos sérios, do tipo: Será que fizemos boas escolhas na vida? Será que demos importância a quem realmente merecia? Será que valorizamos o que realmente deveria ser valorizado? Será que o nosso eu de anos atrás se sentiria feliz com a vida que levamos agora? 

O enredo sobre amnésia pode não ser original, mas Liane Moriarty trabalhou neste aqui com maestria. Recomendo muito!

Título nacional: O Que Alice Esqueceu 
Título original: What Alice Forgot
Autora: Liane Moriarty
Tradução: Julia Romeu
Nº de Páginas: 415
Ano de lançamento no Brasil: 2018
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance 

Comentários