Fracking no Brasil?! Chama o Mark Ruffalo!



Todo fã de Mark Ruffalo já ouviu falar em Fraturamento Hidráulico  (fracking, em inglês), a técnica polêmica para extração de gás natural.

A prática já é proibida em países europeus e lá nos Estados Unidos está em discussão. Mark é um ferrenho opositor, porque o Fracking pode causar sérios prejuízos ambientais como, por exemplo, a contaminação das águas.

Veja abaixo, Mark mostrando a qualidade da água de uma região onde o fraturamento hidráulico está acontecendo.


Mas, o que é o Fraturamento Hidráulico, afinal? É um método de extração de gás natural do fundo do solo (a mais de 1,5 mil metros de profundidade), através de injeção de alta pressão, composta de uma mistura de areia, água e produtos químicos tóxicos - incluindo biocidas - administradas em formações rochosas densas, tais como xisto betuminoso, a fim de quebrar a rocha e libertar o gás. O problema é que os resíduos dos produtos químicos usados no processo podem contaminar a água potável se entrarem em contato com o lençol freático. 

Infelizmente, o fracking chegou ao Brasil. Pois é... proibido na Europa e em ferrenha discussão nos EUA, ele chegou por aqui e será aplicado em Minas Gerais e na Bahia nos próximos meses.  Leia sobre isso aqui.

Espero que a promessa de tornar o Brasil o 2º maior produtor de gás de xisto das Américas, não feche os olhos das nossas autoridades para um problema tão sério e preocupante. Como disse Mark Ruffalo: "Esta é uma indústria que é a mais suja, mais arrogante e negligente que você pode imaginar".

Sei que sou muito pequena diante disso tudo, mas quero deixar  aqui o meu apelo para que nossos governantes aprofundem o debate sobre o Fraturamento Hidráulico, antes de o adotarem. 

Comentários

  1. Espero que parem com essa palhaçada por aqui.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil já tem tento problema, né! Também quero muito que o Fracking não seja adotado aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal ter você por aqui!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Fique à vontade!
Bjs da Cris!