44 anos depois... aconteceu de novo!



A tragédia de ontem me lembrou outra acontecida em 1966 pelo mesmo motivo: chuvas. Foi na época do carnaval e meu pai, em repeito a dor dos que sofreram não me deixou colocar a fantasia naquele ano.

Eis que 44 anos depois, a tragédia se repete nas mesmas proporções: desabamentos, enchentes, casas e carros alagados, vítimas fatais, enormes prejuízos, muita dor e medo... muito medo. Meu pai não está mais aqui, mas se estivesse, estaria, com certeza, recolhendo donativos, formando grupos de voluntários, ajudando e socorrendo... Ele era assim! Em 1966, eu (com 12 anos) e meu irmão (com 10) ajudamos os desabrigados, sob a orientação dele.

Pois é... as chuvas deste ano, em volume absurdo, me lembrou o passado e eu não posso deixar de perguntar: Por que aconteceu de novo?

Dizem que a culpa do ocorrido é das autoridades aqui do Rio. É certo que o governo tem culpa, sim! Não só este que está aí no momento, mas todos os outros que tiveram a chance de investir em infraestrutura e não o fizeram! Que deveriam fiscalizar e proibir o desmatamento e as contruções em áreas de risco e... não fizeram!

Mas, verdade seja dita, cada um de nós também tem a sua parcela de culpa nesta história triste. Há poucos dias li que mais de 30% de todo o lixo recolhido na cidade é retirado das ruas. Gente, é muito lixo!

O lixo jogado no chão entope bueiros. Os bueiros entupidos prejudicam o escoamento das águas. Se a gente juntar ao lixo jogado nas calçadas aquele que é atirado nas encostas e acaba chegando as calçadas em época de chuvas intensas, dá pra entender bem a dimensão do problema!

Interpreto o que está acontecendo no Rio hoje, como uma resposta da natureza à nossa falta de educação e de cidadania e à displicência e irresponsabilidade dos nossos maus governantes.

Daqui pra frente é tentar mudar isso! É necessário que as autoridades façam a sua parte e o povo também! Que tal começar pelo ensino da cidadania e pela reciclagem do lixo?

Comentários