"Descobrimento" do Brasil


Não é historicamente correto tratar o descobrimento do nosso país como obra do navegante português Pedro Alvares Cabral. Sem necessidade de grande aprofundamento, devemos lembrar que a nossa querida terra já era de Portugal, antes mesmo de Cabral chegar por aqui em 1500. Foi assinado, em 1494, um tratado entre as potências da época: Portugal e Espanha, que dividia entre eles o mundo conhecido até então. Assim ó:



Ninguém descobre aquilo que já é seu! Cabral saiu de Portugal com duas missões: Ir às Índias, mas antes, desviar um pouco da sua rota e vir tomar posse das terras brasileiras. Oficializar a posse... não é descobrir!

Na "certidão de nascimento" do Brasil, que é a carta do escrivão Caminha, não existe (nem nas entrelinhas) a demonstração de supresa de quem descobriu algo. A carta é simplesmente um relato ao rei do que ele viu em nossa terra: muito papagaio e muito índio pelado!

O mérito de Cabral foi de ter nos colocado na História. Depois da passada dele por aqui nos tornamos conhecidos.

Quem descobre é quem encontra primeiro! Quando os europeus chegaram havia no território brasileiro, aproximadamente 5 milhões de índios! Precisa dizer mais alguma coisa? rs

Fonte das charges: grafar.blogspot

Comentários