Caiu em 1º de Abril!



"Pescador no rio Grande teve surpresa na manhã de ontem. Peixe pesando 30 quilos, com 1,25 metro de comprimento foi capturado com as próprias mãos em um canal do rio que divide os estados de Minas Gerais e São Paulo."

A notícia pode ser contada por um pescador em um grupo de amigos. Seja no trabalho, na escola ou junto à família, ninguém perde a oportunidade de contar uma mentira hoje, no dia em que muitos países comemoram o dia da mentira, ou também chamado de dia dos bobos por alguns países.

Acredita-se que o "Primeiro de Abril" é tido em muitos países da Europa e América como o dia da mentira, após a implementação do calendário gregoriano, quando o rei da França Carlos IX insistiu que o dia primeiro de janeiro deveria ser o início do ano.


Até então, a festa de ano novo era comemorada sempre no dia 25 de março, se estendendo até o dia primeiro de abril.


A mudança no calendário, não agradou a todos, e algumas pessoas, as mais tradicionais, continuaram fazer a comemoração do ano novo na data antiga. Isso virou motivo de avacalhação por parte das pessoas que adotaram a nova data, e passaram a fazer brincadeiras, enviando presentes estranhos ou convites de festas de reveillon que não existiam.Tais brincadeiras causavam dúvidas a respeito dessas festas de ano novo, confundindo as pessoas. Daí em diante, o 1º de abril acabou sendo considerado o dia da mentira.


Com o tempo, as brincadeiras dos franceses acabaram atingindo a Inglaterra, e posteriormente outros países, o que levou o 1º de abril a ser considerado quase que mundialmente o dia da Mentira.


Fonte: Jornal de Uberaba

;)

Comentários