[Resenha]: "Todas as Cores do Céu", de Amita Trasi





Historicamente falando, a sociedade indiana é dividida em castas e a casta determina toda a vida de uma pessoa desde o momento do seu nascimento até a morte. No romance de Amita Trasi vamos conhecer Mukta, uma criança nascida numa pequena aldeia do sul do país, vinda de uma longa linhagem de devadasis. Uma devadasi não é dona do seu corpo, é uma serva da deusa hindu Yellamma, e tem como função servir de prostituta para os homens da sua comunidade. 

Aos 10 anos, Mukta é salva deste terrível destino por um homem de casta superior, que a leva para viver em Bombaim com a família dele. Na casa, Mukta passa a fazer tarefas domésticas e, apesar de não ser querida pela esposa do homem, consegue estabelecer um laço fraternal com Tara, a filha dele, que tem quase a mesma idade que ela. As duas meninas vivem como melhores amigas até 1993, quando dois acontecimentos abalam a família: a morte da mãe de Tara em um ataque terrorista e o sequestro de Mukta, que acontece logo depois. 

Já adulta, e após uma longa temporada vivendo nos Estados Unidos, Tara retorna à Índia determinada a descobrir o paradeiro de Mukta, certa de que ela, muito provavelmente, foi obrigada a cumprir o destino de se prostituir. Através de relatos alternados, vamos conhecer a luta árdua de Tara para encontrar Mukta e a esperança desta de ser encontrada pela melhor amiga. A história é profunda e provoca empatia. Difícil não se compadecer com o sofrimento de Mukta ou não se envolver com o sentimento de redenção que impulsiona Tara.

Pesquisei e descobri que, em 1982, o sistema devadasi foi proibido pelo governo indiano, no entanto, a tradição das devadasis ainda existe no sul da Índia e em outros pontos do país de forma escondida. Várias ONGs trabalham para acabar com essa prática, vista pelas famílias como tradição. Este livro, com certeza, faz um alerta sobre as mazelas da prostituição infantil e do tráfico de mulheres. Leitura mais do que recomendável.


Título nacional: Todas as Cores do Céu
Título original: The Color of Our Sky
Autor: Anita Trasi
Tradutor: Caroline Chang
Nº de Páginas: 384
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2019
Editora: Haper Collins
Gênero: Romance indiano

Comentários