[Resenha]: Uma Esperança Mais Forte que o Mar, de Melissa Fleming





"Uma Esperança Mais Forte que o Mar” conta a jornada de Doaa Al Zamel, uma jovem refugiada síria que, em 2012, fugiu com a família para o Egito, devido à guerra civil deflagrada em Daraa, a sua terra Natal. Infelizmente, dois anos depois, a mudança do governo egípcio provocou uma nova onda de perseguição aos refugiados. Doaa, então com 19 anos, e seu noivo Bassem, decidiram sair do Egito e tentar a perigosa travessia marítima para a Europa em busca de uma vida melhor na Suécia.

Eles pagaram caro a contrabandistas por dois lugares em um pesqueiro mal conservado que levava uns 500 refugiados pelo Mar Mediterrâneo. Perto da Grécia o barco foi abalroado por uma embarcação egípcia e naufragou. À sua frente Doaa viu centenas de pessoas afogarem-se, inclusive seu noivo. Apenas ela e mais 10 passageiros sobreviveram. Eles ficaram à deriva no mar durante 4 dias e 4 noites sem água potável e comida. Doaa não sabia nadar, mas sobreviveu flutuando em uma pequena boia inflável e, durante todo o tempo, segurou sobre o peito dois bebês que foram entregues a ela pelos parentes que se afogavam.

Doaa Al Zamel aceitou contar sua experiência traumática à Melissa Fleming, diretora de Comunicações do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, que transformou o relato angustiante em um livro maravilhoso. Utilizando uma linguagem clara, a autora aborda os motivos políticos e sociais que levaram a Síria a uma guerra civil. Um conflito que já dura oito anos, matou milhares de pessoas e expulsou metade dos sírios de suas casas. A Síria é o país com o maior número de refugiados do mundo. Conhecer a história de Doaa nos coloca de frente com o pior desastre humanitário de nosso tempo. É impossível não se comover. É impossível não se importar.


Título nacional: Uma Esperança Mais Forte que o Mar - 
A Jornada de Doaa Al Zamel
Título original: A Hope More Powerful Than The Sea - 
One Refugee’s Incredible Story of Love, Loss, and Survival
Autora: Melissa Fleming
Tradução: Rita Vinagre
Nº de Páginas: 272
Formato: eBook Kindle    
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Editora:  Rocco Digital
Gênero: Memórias

Comentários