[Resenha]: "Preces e Mentiras", de Sherri Wood Emmons





Na década de 1960, Bethany, sua mãe e irmãs, passavam os verões no Vale de Coal River, uma comunidade rural em West Virgínia, no sul dos Estados Unidos. Elas eram do norte, moravam na grande cidade de Indianápolis, em Indiana, e aproveitavam as férias para visitar parentes. Bethany era quem mais curtia a viagem, pois podia encontrar a prima e melhor amiga, Reana Mae. 

Apesar de compartilharem de grande afinidade, Bethany e Reana Mae viviam realidades bem diferentes. Bethany habitava um lar seguro, protegida por pais amorosos e zelosos, que não mediam esforços para mantê-la longe das maldades do mundo. Já Reana Mae não teve a mesma sorte. Seus pais eram negligentes e ela se criou praticamente sozinha, enfrentando prematuramente todo tipo de dificuldade. A história da infância e da adolescência das primas muito amigas, é contada para nós por Bethany. 

Aos 12 anos de idade, a educação religiosa e o caráter bondoso e justo de Bethany se chocam com os rumos que a vida de Reana Mae começa a tomar. A prima, um ano mais nova que ela, está mudando diante de seus olhos e trilhando um caminho nada inocente e cheio de equívocos e sofrimentos. Ao tentar ajudá-la, Bethany percebeu que havia no seio da sua família segredos há muito escondidos. Esses segredos são desvendados na mesma proporção em que ela vai amadurecendo. Quando o maior de todos eles é revelado, Bethany, e nós também, entendemos, finalmente, os sentimentos e as ações que movimentaram toda a história. 

Antes de começar a ler o livro, aconselho você a ter por perto lápis e papel para rascunhar uma árvore genealógica, pois a família é enorme e a profusão de nomes causa confusão. Gostei da história e do leque de assuntos que ela aborda, todos sérios e alguns bem polêmicos.


Título nacional: Preces e Mentiras
Título original: Prayers and Lies
Autora:  Sherri Wood Emmons
Tradução: Ana Paula Corradini
Nº de Páginas: 366
Ano de lançamento no Brasil: 2012
Editora: Novo Conceito
Gênero: Romance 

Comentários