[Resenha]: "Pequenos Incêndios Por Toda Parte", de Celeste Ng





A Sra. Elena Richardson é jornalista e vive, com o marido e quatro filhos, em Shaker Heights, uma das primeiras comunidades planejadas do país. Seus moradores seguem muitas regras, como por exemplo: a cor certa para pintar as fachadas das casas e a altura correta da grama dos jardins; eles acreditam que tudo pode e deve ser programado evitando-se, assim, o impróprio, o desagradável e o desastroso. A Sra. Richardson foi criada para seguir regras, para acreditar que o bom funcionamento do mundo dependia de sua obediência, e era isso que fazia: seguia e acreditava.

A vida harmoniosa, previsível e rotineira da família Richardson é balançada quando Mia Warren e sua filha Pearl chegam à cidade. Mia é uma fotógrafa talentosa, que vive de maneira nômade, mudando de cidade em cidade, em busca de novas idéias para sua arte. É claro, que o estilo de vida itinerante de Mia se choca frontalmente com a organização de Shaker Heights. A Sra. Richardson, bastante incomodada, resolve que é melhor ter a recém-chegada por perto, sob seu controle. Visando isso, adotou o véu da caridade e alugou para Mia, por um preço módico, um apartamento de sua propriedade, e depois a contratou como  empregada doméstica.

Logo, Izzy, a filha mais nova dos Richardson se apega a Mia, desejando que ela fosse sua verdadeira mãe. Pearl, por sua vez, fica cada vez mais fascinada pela autoconfiança, beleza e riqueza dos Richardson. Essa influência cruzada causa uma tensão velada entre as duas mães. Quando estoura na cidade uma briga judicial por uma criança abandonada, a desconfiança e a irritação entre as duas aumenta ainda mais. Fazendo uso do poder que o dinheiro lhe dá para conseguir o que quer, a Sra. Richardson, resolve investigar o passado de Mia. O processo investigativo além de trazer à tona os segredos da fotógrafa, promove grande perturbação na tão organizada vida da Sra. Richardson.

“Pequenos Incêndios Por Toda Parte”, de Celeste Ng, explora conceitos profundos, como: maternidade, educação dos filhos, aborto, adoção, infertilidade, direitos reprodutivos, racismo e questões de classes sociais. É um livro envolvente e instigante. Gostei e recomendo muito!


Título nacional: Pequenos Incêndios Por Toda Parte
Título original: Little Fires Everywhere
Autora: Celeste Ng
Tradução: Julia Sobral Campos
Nº de Páginas: 326
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2018
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance

Comentários