Eu li: "Simplesmente Acontece"


"Simplesmente Acontece", da escritora irlandesa Cecelia Ahern, é daqueles livros que você começa a ler e não consegue parar. É uma história de amor e de amizade contada inteiramente na forma de e-mails, SMS e cartas. Para mim o formato funcionou e o romance não teria sido tão eficaz se tivesse sido contado de outra maneira.

Rosie e Alex se dão super bem e são melhores amigos desde a escola primária. Juntos eles partilham esperanças, sonhos, alegrias e momentos difíceis. Quando se tornam adolescentes, todos que os conhecem acreditam que eles foram feitos um para o outro. Eles mesmos começam a se ver de um jeito mais apaixonado e romântico, entretanto o medo de colocar a forte amizade em risco, faz com que adiem uma maior aproximação. 

Mas o destino, que não sofre de hesitações e não adia nada, se encarregou de separá-los: enquanto Rosie permanecia na Irlanda, a família de Alex mudou -se para os EUA e ele teve que ir junto. 

E, então, tiveram que aprender a viver sem a presença constante do outro, mas continuaram a se comunicar por e-mails e cartas, mantendo acesa a amizade e disponibilizando o ombro amigo sempre que um deles necessitava. A vida seguiu e através da troca de correspondências, a gente ficou sabendo do casamento dos dois (não entre eles!), da maternidade de Rosie, da paternidade de Alex, dos seus respectivos divórcios, das alegrias e percalços das suas carreiras, da morte dos seus pais... Enfim, de tudo o que aconteceu nos anos e anos que ficaram separados. Na verdade, fisicamente distantes, mas sempre magicamente conectados, amigos e apaixonados.  

Apesar dos mal-entendidos, dos desencontros e das circunstâncias de pura má sorte que  separou o casal por quase quarenta anos, "Simplesmente Acontece" é espirituoso e cativante, parecendo um conto de fadas moderno cheio de amor, magia e final feliz. Amei!

Livro: Simplesmente Acontece
Título original: Where Rainbows End
Autor: Cecelia Ahern
Tradução: Amanda Moura e Ivar Panazzolo Júnior
Páginas: 448
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: Novo Conceito
Categoria:  Literatura Estrangeira - Romance
Preço: R$ 34,90 (Em 12/03/2015, na Livraria Cultura)

Comentários