Eu li: "Por Lugares Incríveis"


"Por Lugares Incríveis", de Jennifer Niven, é um romance surpreendente sobre uma menina que reaprende a viver e um menino que tem a intenção de morrer. É comovente e ao mesmo tempo sério, pois aborda temas como saúde mental e suicídio.

Theodore Finch é bipolar, acaba de voltar de um episódio depressivo e anda fascinado com a morte. Violet Markey está lutando para se recuperar da morte de sua irmã em um acidente de carro. Eles estudam na mesma escola e enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora e aplacar o luto que sente pela ausência da irmã, Theodore pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar alguns deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre do sino da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular.

Um ajuda o outro a sair dali, e tornam-se amigos. Violet é uma boa aluna, bonita, superpopular, uma dessas garotas que a gente jamais imaginaria encontrar em um parapeito a seis andares do chão. Já Finch é o esquisitão da escola, conhecido como "aberração". Encarna um personagem diferente a cada semana e sempre faz o que lhe dá na telha. Essa dupla improvável, cada um com seus próprios traumas e sofrimentos, se junta para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los. Mas enquanto o mundo de Violet cresce, o de Finch começa a encolher. 

Com a ajuda de Finch, Violet aprende a lidar com a sua dor, ganha novos amigos, se apaixona, volta a ser criativa, reconecta-se com a família e começa a pensar no futuro. Por outro lado, Finch fica pior. Um professor sugere que ele tem transtorno bipolar, mas ele rejeita a ideia. O fato de não haver ajuda disponível para tratar o que realmente está errado na vida do garoto, me frustou um pouco. Nada foi feito para salvá-lo e isso é de partir o coração!  

Na verdade, a autora optou por utilizar a trajetória de Finch como um alerta para ajudar quem passa por transtornos psicológicos, depressão, etc. Numa nota ao final do livro, ela lembra que muitas vezes transtornos mentais e emocionais não são diagnosticados porque a pessoa com os sintomas sente vergonha, ou porque as pessoas próximas não conseguem ou escolhem não reconhecer os sinais. Então, ela diz: "Se você acha que algo está errado, fale. Você não está sozinho. Não é sua culpa. Existe ajuda para você."

Violet Markey e Theodore Finch: frágeis, engraçados, irresistíveis e inesquecíveis. 

Livro: Por Lugares Incríveis
Título original: All the Bright Places
Autor: Jennifer Niven
Tradução: Alessandra Esteche
Páginas: 335
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Seguinte - Companhia das Letras
Categoria:  Literatura Estrangeira - Romance 
Preço: R$ 17,60 (Em 23/03/2015, na Amazon.com.br)

Comentários