Eu li: "Amy & Matthew"


Amy tem 17 anos e é  portadora de paralisia cerebral, o que torna apenas um lado do seu corpo funcional. Ela só consegue se locomover com a ajuda de andador e se comunica através de um computador que transforma seu texto escrito em som. Amy é uma das melhores alunas da escola, mas não tem amigos. Ela convive apenas com os adultos que cuidam dela. Entretanto, presa dentro de um corpo que não colabora reside uma mente brilhante e um espírito iluminado que quer socializar e fazer amigos. 

Matthew é colega de classe de Amy. Ele tem TOC, mas não assume. Sua mente é consumida por pensamentos indesejados e repetitivos, rituais obsessivos e um medo paralisante que ele não pode explicar. Mas por baixo de toda a ansiedade reside um garoto gentil, amigo e sincero. 

Apesar de estudarem juntos, Amy e Matthew não são amigos. A história deles se cruza quando Amy resolve trocar os adultos que a auxiliam na escola (levando seus livros, carregando a bateria de seu andador...) por quatro alunos da escola.  Matthew é um deles.

Logo Amy descobre que Matthew é o auxiliar mais atencioso e uma grande amizade começa entre eles. Amy, por ser um pouco mais forte emocionalmente resolve ajudar o amigo a enfrentar suas angústias. Por outro lado, Matthew colabora, e muito, para o bem-estar de Amy. Juntos eles vão tentando superar seus medos e acabam se conectando de uma maneira que nenhum deles esperava (ou sabia definir). Eles conversam sobre tudo mas têm muita dificuldade de falar sobre o amor que sentem. Isso não atrapalha a história, ao contrário, só aumenta a nossa torcida pelo casal.

Esta é, sem dúvida, uma linda história de dois jovens que lidam com as complexidades do primeiro amor em circunstâncias difíceis. Um romance comovente.

Mas...

Com personagens tão interessantes será que havia mesmo necessidade da autora ter incluído, quase no final do livro, a gravidez de Amy? Foi meio que um balde de água fria, ver a coerente e amorosa Amy tomar a atitude que tomou sobre o futuro dos envolvidos. O que faltou foi convencimento. A situação foi meio que jogada e eu não consegui me convencer de que a opção feita por Amy foi a melhor.

Livro: Amy & Matthew
Título original: Say What You Will
Autor: Cammie McGovern
Tradução: Raquel Zampil
Páginas: 333
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Galera Record
Categoria:  Literatura Estrangeira - Romance
Preço: R$ 20,30 (Em 07/03/2015, na Amazon.com.br)

Comentários