Eu assisti: "A Dançarina e o Ladrão"


"A Dançarina e o Ladrão" é um filme do diretor espanhol Fernando Trueba, baseado no romance de Antonio Skármeta.

A história se passa no Chile, logo após a anistia geral concedida com a saída do general Augusto Pinochet da presidência. Presos políticos e até ladrões comuns ganharam a liberdade. É assim que Vergara Grey (Ricardo Darín), um famoso arrombador de cofres, volta às ruas. Ele será seguido por um outro bandido anistiado, Ángel Santiago (Abel Ayala), que sonha em trabalhar com o “mestre”.

Os dois têm planos muito diferentes: enquanto Grey quer apenas recuperar o amor de sua esposa e filho, o jovem Ángel quer se vingar do diretor da prisão e roubar, de um cofre, milhões de pesos acumulados por aliados da ditadura. No caminho da dupla aparece Victoria (Miranda Bodenhofer), uma jovem que ficou muda depois de ter presenciado a prisão de seus pais, desaparecidos políticos. Ela sonha em entrar para a Academia de Dança de Santiago.  Ángel se apaixona por ela. A partir daí as histórias dos três  se misturam e mantêm o interesse do público até o final.

O filme mescla drama, fábula, suspense e comédia para contar uma história sobre a arte de sonhar, de amar e de recomeçar a vida.

Uma das melhores cenas (sensacional!) é a que Darín canta um trecho de "El Dia Que Me Quieras":

♫ ♪ Acaricia mi sueño
El suave murmullo
De tu suspirar
Como rie la vida
Si tus ojos negros
Me quieren mirar
Y si es mío el amparo
De tu risa leve
Que es como un cantar
Ella aquieta mi herida
Todo todo se olvida

El día que me quieras ♫ ♪

Confira:


O Brasil faz parte da trilha sonora do filme, que inclui um trecho de rap e uma música de Milton Nascimento. Além disso, a bailarina carioca Marcia Haydée faz o papel de uma professora de dança.

Comentários