A tragédia das chuvas

A maior tragédia climática do Brasil, a catástrofe na região serrana do Rio de Janeiro,  foi causada por um tipo de deslizamento considerado raro e avassalador por geólogos. Além do deslizamento de terra, a tragédia foi agravada por um fenômeno chamado de corrida de lama e detritos. O poder público, no entanto, também teria sua parcela de culpa pela tragédia, por não fiscalizar a ocupação do solo, pricipalmente a ocupação desordenada de encostas.

Nós nos gabamos de nossa racionalidade, única entre os animais, e nos enxergamos como heróis do Universo. No entanto, estamos vendo, mais uma vez, que as catástrofes naturais têm poder de destruição infinitamente superior a nossa capacidade de reagir a elas.

Somos frágeis demais!

A nossa verdadeira proeza está, na verdade, na capacidade que temos de superar as tragédias impostas pela natureza. Isso é um dom, dado a nós por Deus.


Dedo de Deus é uma montanha com um pico de 1960 metros de altitude localizada na Serra dos Órgãos,entre Petrópolis e Teresópolis,no estado do Rio de Janeiro.O pico recebe este nome por seu formato que assemelha-se a uma mão com um dedo apontado para o céu: a mão de Deus...

Meu filho mora em São José do Vale do Rio Preto, a cidade da senhora que passou momentos de pavor ao ser salva por vizinhos, pendurada em uma corda, enquanto sua casa desaparecia, levada pela enxurrada. Ontem, depois de horas tentando contato, recebi notícias. Ele me ligou! Foi preciso sair de São José, que está sem luz, sem telefone, sem água, sem comida... e ir para um município próximo, por uma estrada bem precária, para comprar mantimentos e telefonar. Quando ouvi a sua voz, senti o peso do mundo sair de minhas costas. Foi um alívio!

A cidade de São José do Vale do Rio Preto está devastada e isolada. As águas que desceram por Teresópolis chegaram a cidade com uma força brutal e devastando tudo. São muitos os desabrigados! Meu filho voltou pra lá! Não há condições, ainda, de sair da região. É uma situação desesperadora e angustiante! Meu coração de mãe está apertadinho, mas tenho muita fé... Confio em Deus e na nossa capacidade de superação.

Saiba como ajudar as vítimas da tragédia das chuvas. Acesse VEJA.

Comentários