Lealdade


O vira-lata Caramelo (foto), que passou dias ao lado do túmulo da dona, Cristina Maria, morta em decorrência das fortes chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio na semana passada, ganhou um novo lar neste domingo. Adotado por uma família da Barra da Tijuca, o cãozinho não é o único a esperar pelo dono mesmo depois da sua morte.
 
Segundo a veterinária Andrea Lambert, membro da Comissão Especial de Proteção Animal da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que resgatou Caramelo e outros animais que ficaram sem lar por causa da chuva, histórias assim são muito comuns. – O animal doméstico tem muita lealdade –, explica. – O dono acaba sendo a referência para tudo.

Em Edimburgo, Escócia, o Skye Terrier Greyfriars Bobby chegou a ganhar uma estátua depois de passar 14 anos guardando o túmulo de seu dono, até sua própria morte em 14 de janeiro de 1872. História parecida a do filme "Sempre Ao Seu Lado" (2009), protagonizado por Richard Gere, em que o o cachorro Hachiko passa anos indo sempre, no mesmo horário, a uma estação de trem esperar pelo dono que morreu.

No entanto, lembra Andrea, nem todos os animais que perderam o lar e o dono por causa das chuvas na Região Serrana tiveram a sorte de Caramelo. Quem estiver interessado na adoção pode entrar em contato com a veterinária pelo telefone (21) 9632 8115 ou pelo email andrealambertvet@gmail.com.

Fonte: extra.globo.com

Os animais que sobreviveram à tragédia também presisam de ajuda.

O que doar:
- água potável
- ração (seca e em lata, para cães e gatos)
- alimento especial para os mais fracos Hill’s A/D
- ração para cavalos , coelhos e para galinhas
- vermífugos
- antipulgas / carrapatos
- medicamentos veterinários
- jornais
- potes plásticos para colocar ração e água
- toalhas
- antibióticos
- anti-inflamatórios
- antitérmicos
- anestésicos
- analgésicos
- descartáveis (luvas, seringas, faixas, gaze, soro fisiológico, cateter etc)
- cobertores

Onde doar:
Veja aqui lista completa preparada pela ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) dos postos de arrecadação para ajudar os animais vítimas da tragédia no RJ.

Jamais creia que os animais sofrem menos do que os humanos. A dor é a mesma para eles e para nós. Talvez pior, pois eles não podem ajudar a si mesmos.
Dr. Louis J. Camuti

Comentários