[Resenha]: "Em Busca de Uma Estrela", de Jamie Ford





O ano é 1934, o local é Seattle, uma cidade norte-americana arrasada, como muitas outras, pela Grande Depressão. Um menino sino-americano de 12 anos chamado William, vive em um orfanato católico desde os 7 anos. Enquanto acompanhamos a sua busca dolorosa e aventureira para encontrar a mãe e se reconectar com ela, a história da mãe é contada por ela própria na forma de flashbacks. Ela é uma linda cantora e atriz, chamada Liu Song, mas conhecida no mundo artístico como Willow Frost. 

Liu Song é americana de descendência chinesa, filha de artistas de teatro. Depois da morte do pai, sua mãe se casou com um homem muito mau. Quando a mãe morreu, Liu Song, ainda muito jovem, se viu sozinha lidando com a pobreza e com a violência doméstica. Para ganhar algum dinheiro, cantava na porta de uma loja de instrumentos musicais, na Chinatown de Seattle, sonhando com uma vida no palco do teatro ou na tela do cinema. A série de dificuldades duplicou quando ela, ainda solteira, engravidou de William. O pai da criança era um ser desprezível e, naquela época, as mulheres tinham menos direitos sobre seus filhos do que os pais. Esta situação e a condição miserável em que vivia, a obrigou a abrir mão da criança. 

O abandono é o tema principal do livro. O sofrimento e o sacrifício, mais a determinação filial e o instinto de proteção maternal, marcam esta história. Há muito tempo eu não via protagonistas tão sofridos. O clima geral é de tristeza, mas há esperança no ar porque, apesar da distância, um laço inquebrantável liga mãe e filho. O afastamento acabou por fortalecer o amor e o sonho da reaproximação impulsionou a vida e abriu o caminho para a redenção. 

O primeiro livro de Jamie Ford que li foi o maravilhoso "Um Hotel na Esquina do Tempo". Agora, depois desta leitura, posso dizer com certeza que ele é um excelente contador de histórias.


Título nacional: Em Busca de Uma Estrela
Título original: Songs of Willow Frost
Autor: Jamie Ford
Tradução: Vera Ribeiro
Nº de Páginas:  351
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora:  Globo Livros
Gênero: Romance 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito legal ter você aqui no nosso "News"!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Fique a vontade!
Bjs da Cris!