[Resenha]: "Pseudônimo Mr. Queen", de Loraine Pivatto




Título: Pseudônimo Mr. Queen

Autora: Loraine Pivatto

Nº de Páginas: 412

Formato: eBook Kindle

Ano de lançamento: 2015

Gênero: Ficção brasileira




Depois que a profecia maia do fim do mundo se cumpre em 21 de dezembro de 2012, os poucos sobreviventes começam a viver uma nova história, em um mundo muito diferente, com novas regras e duas vidas. Para começar, não há mais diferenças sociais e todos vivem plenamente, sem doenças, até os 70 anos. Depois iniciam uma nova etapa, onde vivem dos 20 aos 100 anos. Perfazendo 150 anos. Para a segunda vida, a pessoa leva as memórias da vida anterior, ou seja, inicia a jornada com 20 anos de idade, mas com 70 de experiência! 

Não havia, no mundo novo, possibilidade de mortes prematuras, exceto por uma maneira. Mas era um segredo conhecido por pouquíssimas pessoas e guardado a sete chaves. Se o segredo da morte fosse descoberto, certamente seria usado como moeda de troca, o que quer dizer que, apesar da proposta de viver numa sociedade igualitária, o ser humano não conseguiu deixar para trás a ideia de ser e/ou ter mais que o outro, de obter vantagens sem se importar com questões éticas ou morais. 

Apesar do enredo criativo e bastante original, achei a narrativa um tantinho pesada, talvez pela falta de humor, e cansativa também, devido ao excesso de informações, algumas delas repetidas várias vezes. Além disso, me frustrou não ter entendido direito o esquema de pontuação que classificava as pessoas dentro da sociedade. Achei que deveria ser menos complexo, devido a sua relevância para a trama.

Por outro lado, amei as críticas sociais que o livro traz! Todas muito genuínas, oportunas e atualíssimas. Outros pontos positivos foram: o misterioso segredo da morte, que prendeu minha atenção, e o final, que me surpreendeu. 


Minha avaliação


Comentários