[Resenha]: "Garota Em Pedaços", de Kathleen Glasgow



Título nacional: Garota Em Pedaços
Título original: Girl in Pieces
Autora: Kathleen Glasgow
Tradução: Regiane Winarski
Nº de Páginas: 450
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Editora: Planeta
Gênero: Romance norte-americano


A autora Kathleen Glasgow usa uma narrativa em primeira pessoa para contar a história de Charlotte Davis, a Charlie, uma garota de 17 anos, portadora de Transtorno do Controle do Impulso, um distúrbio que leva as pessoas a se automutilarem. O pai de Charlie se matou, a sua melhor amiga, Ellis, tentou se suicidar, e com a mãe, ela tem um  relacionamento bastante problemático. Sem apoio familiar e carregando um pesado fardo de sofrimentos, Charlie acabou indo morar nas ruas, tendo que revirar o lixo atrás de comida. Além disso se envolveu com álcool, drogas e prostituição. Sentindo-se solitária no mundo, sem condições de lidar com as coisas que estavam acontecendo, Charlie buscou conforto na automutilação, e se cortou tanto e tão profundamente, que quase morreu. 

A passagem de Charlie por uma clínica psiquiátrica, onde ela se sentiu cuidada, alimentada e protegida, foi determinante para sua recuperação. Ela saiu de lá disposta a superar os medos e acertar a vida. Mudou de cidade, arrumou um emprego, um teto, fez amizades, dedicou amor a quem não lhe correspondia, apaixonou-se de novo, mas dessa vez por quem não lhe merecia. Charlie sofreu por amor, mas não vacilou, não recaiu. Aprendeu a deixar o passado para trás e continuou o longo caminho rumo a recuperação. Para tanto, se apoiou na arte e usou o seu talento para o desenho, onde encontrou sua voz e seu consolo. 

Uma das grandes forças do livro é a escrita honesta e intensa de Kathleen Glasgow, que me deixou com o coração apertado em vários momentos. O mundo de Charlie é perturbador e é apresentado com muita propriedade pela autora, que também passou pela experiência da automutilação, infligindo cortes reais e profundos a si própria. Através de Charles, Kathleen Glasgow nos lembra que apesar das dificuldades, sempre há luz no final dos túneis, por mais tortuosos e sombrios que eles sejam. 

A "Garota Em Pedaços" é uma história corajosa e inspiradora, é uma lição de esperança e de resiliência.


Minha Avaliação




Comentários