[Resenha] "Me Chame Pelo Seu Nome", de André Aciman


Título nacional: Me Chame Pelo Seu Nome
Título original: Call Me By Your Name
Autor: André Aciman
Tradução: Alessandra Esteche 
Nº de Páginas: 288
Ano de lançamento no Brasil: 2018
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance egípcio


Receber hóspedes durante o verão em sua mansão na Riviera Italiana, era o modo como um renomado professor universitário ajudava jovens escritores a revisar seus manuscritos antes da publicação. O convidado no verão de 1983 é Oliver, um professor universitário americano, de 24 anos, que pretende revisar sua dissertação sobre Heráclito, o filósofo grego que afirmou que tudo está em permanente mudança, por isso é impossível entrar no mesmo rio duas vezes, pois as águas já são outras e nós já não somos os mesmos. 

Elio, o filho de 17 anos do estimado anfitrião, imediatamente se encanta por Oliver e descobre a intensidade da primeira paixão. Mesmo incerto sobre sua sexualidade, atormentado e amedrontado,  o rapaz fica obcecado pelo americano. Apesar de não compreender bem o seu objeto de desejo, que ora o incentiva, ora o trata com distanciamento, Elio deseja e sonha com o primeiro encontro e o primeiro beijo. Determinado, investe na sua intuição e, aos poucos, em meio às lindas e ensolaradas paisagens da costa italiana, Oliver entrega os pontos e um romance quente e intenso floresce entre eles.

O livro é contado por Elio, que numa narrativa inquieta e tocante, vai nos mostrando como aquele relacionamento de verão moldou seu coração para sempre. Com rara sensibilidade, André Aciman constrói um universo no qual se reconhecem as mais delicadas e fortes emoções do primeiro amor. Sem sombra de dúvida, "Me Chame Pelo Seu Nome" comove e inspira, independente de orientação sexual. 

Em uma entrevista o autor disse: "O interessante é que eu não usei a palavra 'amor' no livro, mas esta é a única palavra que pode descrever o que acontece no romance, porque não há outra explicação. É um amor de uma vida inteira de uma pessoa para outra."

É bem assim!

Minha avaliação



Baseado na obra de mesmo nome de André Aciman, "Me Chame Pelo Seu Nome" é um filme dirigido por Luca Guadagnino e escrito por James Ivory, e um fortíssimo candidato ao Oscar deste ano nas categorias: Melhor Filme, Direção, Ator (Timothée Chalamet), Ator Coadjuvante (Armie Hammer) e Roteiro Adaptado. 



Comentários