[Resenha] "Assassinato no Expresso Oriente", de Agatha Christie




Título nacional: Assassinato no Expresso Oriente
Título original: Murder on the Orient Express
Autora: Agatha Christie
Tradução: Petrucia Finkler
Nº de Páginas: 241
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2014
Editora: L&PM
Gênero: Ficção policial inglesa


"Assassinato no Expresso Oriente" é o livro mais popular de Agatha Christie, a rainha dos romances policiais. Já foi traduzido para mais de 40 línguas e foram vendidos bilhões de exemplares pelo mundo, sendo ultrapassado em vendas apenas por Shakespeare e pela Bíblia.

O livro é estrelado pelo famoso detetive belga Hercule Poirot, que precisa resolver o misterioso assassinato de um milionário americano, que foi esfaqueado dentro de um dos vagões do Expresso Oriente, que ia da Ásia para a Europa em meados dos anos 30. O assassinato ocorreu durante a noite, na ex-Iugoslávia, quando o trem estava encalhado devido a uma forte nevasca. Ninguém de fora do trem poderia ter entrado e cometido o crime. Assim, suspeitos e pistas estão contidos naquele pequeno ambiente. Doze passageiros, aparentemente sem nada em comum, entram na mira do astuto Poirot, que inicia um estudo fascinante sobre eles, despertando o interesse e a curiosidade do leitor. 

Este foi o meu primeiro romance de Agatha Christie e, definitivamente, não me decepcionou! A trama, escrita a mais de 80 anos, prende a nossa atenção do início ao fim; os muitos personagens e seus álibis inocentes nos confundem, mas com perspicácia e inteligência Hercule Poirot esclarece tudo. O final celebra a importância da amizade e da confiança para as relações humanas e, ainda, nos coloca diante de um dilema sobre justiça.


Minha avaliação



“Assassinato no Expresso Oriente”, de Agatha Christie, recebeu em 2017 uma refilmagem pelas mãos de Kenneth Branagh (trailer abaixo). O livro já tinha sido levado para as telas em 1974 pelo diretor Sidney Lumet, e teve ainda duas adaptações para a TV.


Comentários