[Resenha]: "Minha Sombria Vanessa", de Kate Elizabeth Russell





Este é o tipo de livro que nos prende pelo desconforto. Conta a história de Vanessa que, aos 15 anos, estuda em um conceituado colégio interno, onde é seduzida e molestada por um professor 27 anos mais velho que ela. Predador sexual e manipulador, o professor de inglês Jacob Strane percebe a solidão, a carência e a necessidade desesperada de Vanessa por atenção e, assim, se aproxima com elogios que a fazem se sentir especial e cortejada. Valorizada, Vanessa aceita a aproximação cada vez maior e mais íntima do Sr. Strane.

Já adulta, ela leva uma vida autodepreciativa, desorganizada e ainda atrelada ao velho professor, com quem mantém encontros esporádicos. Instigada por ele, ela não se vê como vítima de abuso sexual. Ao contrário disso, ela se reconhece como facilitadora porque o desejou e escolheu entrar em um relacionamento com ele. Ela não entende que foi manipulada para agir assim. Mesmo quando o professor é acusado de abuso por outras alunas, Vanessa continua protegendo ele, protegendo sua “história de amor", confirmando sua ótica distorcida da situação.

Acabei o livro ontem, mas a trama ainda está ecoando em mim. É perturbador ver a protagonista romantizar o abuso que sofreu. É devastador vê-la incapaz de encarar a verdade e construir a vida ao redor de um amor que nunca existiu. A leitura é difícil, pede um tempo às vezes, mas é impossível de largar.



Título nacional: Minha Sombria Vanessa
Título original: My Dark Vanessa
Autor: Kate Elizabeth Russell
Tradutor: Fernanda Abreu
Nº de Páginas: 432 
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2020
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance psicológico

Comentários