[Resenha]: "A Menina da Montanha", de Tara Westover





"A Menina da Montanha" é a autobiografia de Tara Westover, a mais nova de sete filhos de pais mórmons radicais. São progenitores instáveis, que usam suas crenças religiosas para alimentar manias, delírios de grandeza e de perseguição, paranoias que trazem terríveis consequências emocionais e físicas para os filhos. Eles rejeitavam o mundo moderno e viviam isolados em uma montanha. Não confiavam nas instituições governamentais e por isso os filhos não frequentavam escolas nem hospitais e, desde muito pequenos, eram obrigados a trabalhar em um ferro velho, onde a prevenção contra acidentes de trabalho inexistiam.

Tara descreve sua infância como profundamente problemática e traumática. Ela foi vítima de um irmão muito violento que além de machucá-la fisicamente a intimidava psicologicamente. Tal abuso era permitido por seus pais. Assim, quando um de seus irmãos conseguiu entrar para a faculdade e retornou com notícias do mundo além da montanha, Tara resolveu encontrar uma maneira de obter educação também. De repente vislumbrou uma saída para se libertar daquele ambiente tóxico, mesmo correndo o risco de ser rejeitada implacavelmente por sua família.

Embora deficiente em habilidades sociais e culturais, Tara tinha sede de saber e se dedicou aos estudos, tanto que conseguiu ser aceita em uma faculdade. Assim, aos 17 anos, pisou numa sala de aula pela primeira vez. Cada vez mais distante do ambiente familiar controlador e tomada pela necessidade de ampliar seu horizonte com verdades diferentes daquelas impostas pelo pai, Tara viu sua vida se transformar radicalmente. Dez anos depois de iniciar a corrida pela educação, sua coragem, persistência e força de vontade lhe renderam o título de doutora em História na Universidade de Cambridge, uma das mais prestigiadas do mundo.

"A Menina da Montanha"  é uma leitura profundamente inspiradora. É um lembrete de que o nascimento não é necessariamente o nosso destino, pois podemos nos reinventar. Não é fácil, mas é possível.


Tara Westover entrou na faculdade aos 17 anos,
após comprar livros escondida
e se preparar sozinha para um teste.
Anos depois, chegou a Cambridge.
Foto: BBC News Brasil



Título nacional: A Menina da Montanha
Título original: Educated: A Memoir
Autora: Tara Westover
Tradução: Angela Lobo de Andrade
Nº de Páginas: 366
Formato: eBook Kindle  
Ano de lançamento no Brasil: 2018
Editora: Rocco Digital
Gênero: Autobiografia

Comentários