[Resenha] "Isla e o Final Feliz", de Stephanie Perkins



"Isla e o Final Feliz" é o terceiro e último livro da série de romances YA (jovem-adulto), de Stephanie Perkins, que começou com “Anna e o Beijo Francês”,  continuou com “Lola e o Garoto da Casa ao Lado” e termina com a história de Isla e Josh, dois estudantes do último ano do ensino médio de uma conceituada escola americana em Paris. Isla é tímida e romântica, e tem uma quedinha pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano, mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias, os dois se aproximam e o sonho de Isla finalmente se torna realidade, pois ele retribui seus sentimentos. 

O livro é agradavelmente doce e provoca identificação rápida, pois capta todas as agonias e êxtases do primeiro amor. Os personagens são tomados por sentimentos e sensações próprios da adolescência e que, claro, conhecemos bem: ansiedade, euforia, desejo, insegurança, ciúme, tormento, drama, angústia. 

Josh é um cartunista talentoso que tem como projeto de vida desenhar uma autobiografia. Ele não tem um bom relacionamento com os pais e não está feliz com a escola. Era o cara que parecia não se preocupar com nada quando, na verdade, se importava com tudo.  Isla é inteligente, gentil e muito insegura. Enquanto Josh sabe exatamente o que quer da vida, ela não tem ideia do que deseja fazer depois de concluir a escola. A sua vulnerabilidade é explorada com uma intensidade dolorida o que faz dela uma personagem especialmente rica, pelo menos pra mim. A caminhada de Isla e Josh tem alguns obstáculos e desafios, mas nada que os desvie seriamente do final feliz.

“Isla e o Final Feliz” é uma história que combina perfeitamente romance e autoconhecimento. Recomendo!

Título: Isla e o Final Feliz
Título original: Isla and the Happily Ever After 
Autor: Stephanie Perkins
Tradução: Amanda Moura
Páginas: 304
Formato: eBook Kindle
Ano de lançamento no Brasil: 2015
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura Americana / Romance

Comentários