Eu li: "O Lado Bom da Vida"


Romance de estreia de Matthew Quick, "O Lado Bom da Vida" é comovente e bem-humorado. O livro narra a tumultuada história de  Pat Peoples, um professor de 30 anos que retorna a casa dos pais após passar uma temporada numa clínica psiquiátrica. 

Apesar de Pat não se lembrar o que o fez ir para lá e nem quanto tempo esteve internado, ele acredita no lado bom da vida, no otimismo, no amor e nos finais felizes e, para recuperar sua sanidade mental e conseguir reatar com sua esposa Nikki, passa a seguir uma nova filosofia, que inclui entrar em forma fisicamente e ser gentil em vez de ter razão. Segundo ele, atitudes necessárias para que os finais felizes floresçam.

Com a ideia de que tudo vai dar certo no filme que é a sua vida, Pat aceitará a aproximação  da também perturbada Tiffany, que lhe dará apoio para enfrentar os contínuos choques de realidade proporcionados por ela  própria e pelo universo que o cerca, incluindo aí o pai que o rejeita.

Uma história comovente e encantadora de um homem que, apesar das muitas provações, não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

A obra chamou a atenção de Hollywood, que a adaptou para o cinema pelas mãos do diretor David O. Russel, o mesmo de "O Vencedor". O filme recebeu oito indicações ao Oscar.

Livro: O Lado Bom da Vida
Autor: Matthew Quick
Tradução: Alexandre Raposo
Páginas: 254
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
 Preço: R$ 19,90 (Livraria Saraiva, em 09/02/2013)

Comentários