Eu li: "Giane - Vida, Arte e Luta"


De maneira não linear, o livro "Giane - Vida, Arte e Luta", escrito pelo jornalista Guilherme Fiuza, destaca a batalha de Reynaldo Gianecchini contra um tipo raro e muito agressivo de câncer e conta a trajetória do ator, da infância em Birigui, no interior de São Paulo, ao sucesso como ator do primeiro time da Rede Globo.  

Para relembrar a própria história, Gianecchini teve longas sessões de entrevista com Fiuza. “Fizemos uma sessão que durou sete horas sem pararmos para almoçar nem para ir ao banheiro”, recorda o jornalista, que ficou espantado com a disposição de Giane.

O livro tem o mérito de equilibrar qualidades e defeitos do artista. Passa pela época em que ele trabalhava como modelo de prestígio internacional. Descreve a relação problemática de Giane com o pai. Aborda o período em que conheceu a apresentadora Marília Gabriela, com quem foi casado durante oito anos. E detalha a fase pós-casamento, quando o ator resolveu viver de maneira liberal e intensa tudo o que deixou de viver na juventude. Além disso esclarece fofocas e fatos mal explicados sobre a sua vida pessoal. 

Fiuza, aborda também um assunto que todo o fã gosta de saber: os bastidores da TV. Lembra, por exemplo, o dia em que Ana Paula Arósio quebrou quatro dentes de  Gianecchini ao gravar uma cena de ciúmes da novela "Esperança" (2002). E conta que, dois dias depois, numa gravação de beijo, a intensa e distraída atriz mordeu os lábios do ator, ainda com pontos. 

Ao terminar o livro percebi que Giane é um cara muito mais profundo e interessante do que o mero rótulo de galã que lhe cabe. Recomendo.

Livro: Giane - Vida, Arte e Luta
Autor: Guilherme Fiuza
Páginas: 272
Editora: Sextante / GMT
Categoria: Literatura Nacional / Biografias e Memórias
Preço: R$ 33,90 (Livraria Saraiva, em 14/02/2013)

Comentários