Eu assisti: "Histórias Cruzadas"



Passado na cidade do Mississipi, no sul dos Estados Unidos, na década de 1960, numa época em que a discriminação racial começava a ser debatida na sociedade norte-americana, através das palavras de Martin Luther King, o longa conta a história de Skeeter (Emma Stone), uma garota branca que está determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar como empregadas domésticas e babás dos filhos da elite branca e, de posse dos depoimentos carregados de tristeza e humilhações, escreve um livro que retrata as mazelas do sistema.

"Histórias Cruzadas", da diretora Tate Taylor, basea-se  no romance "A Resposta", escrito por Kathryn Stockett. Não é um filme histórico. Preocupa-se em contar como aquelas mulheres se sentiam. Faz chorar em alguns momentos com a excelente Viola Davis, mas faz rir também, principalmente nas cenas com a ótima Octavia Spencer (que ganhou o Oscar por esse papel), mas não nos leva a nenhuma reflexão profunda sobre a luta pelos direitos civis. 

O filme conta com a presença dominante de mulheres. Todas elas, oprimidas e opressoras, estão muito bem.   Bom filme, excelentes interpretações. Emociona e prende a nossa atenção. 

Comentários