Os melhores professores da 7ª arte

Aliando trabalho e diversão (ooooba!), listei alguns filmes que têm como tema central o magistério. Os listei aleatoriamente. São filmes bem legais que, de alguma maneira, me fizeram pensar e repensar a profissão. Espero que gostem!


✫ ESCRITORES DA LIBERDADE
Uma professora precisa engajar os alunos de uma escola de periferia no estudo de poesia. Sua turma é vista pela diretoria e outros professores como um grupo de jovens problemáticos, que teriam como alternativa o mundo do crime apenas. Mas ela se recusa a compactuar com essa visão e resolve usar o rap para atrair o jovens ao universo literário, obtendo sucesso. Baseado em história real.


✫ ESCOLA DA VIDA
O filme mostra o choque entre um professor tradicional e o Sr. D., um professor nada convencional que recorre a uma metodologia mais dinâmica para atrair a atenção dos alunos.O jovem professor  utiliza aquilo que os alunos já sabem e que estão acostumados em seu dia-a-dia, para construir novos conhecimentos.


✫ AO MESTRE COM CARINHO 
O filme inglês retrata a história de um engenheiro guianês que vai viver na Inglaterra e, desempregado, aceita trabalha como professor. Na escola, descobre que os outros mestres simplesmente desdenham seus alunos e mostram completa apatia quanto à missão de ensinar. Os alunos se sentem preteridos e sem vontade, fazem de tudo para levar o professor a pedir as contas. Baseado em fatos reais.


✫ PRECIOSA
No bairro novaiorquino do Harlem vive a pouco expansiva, ignorante, obesa e deprimida garota de dezesseis anos, Claireece “Precious” Jones que, por ter dificuldade de aprendizagem, é inscrita   em uma escola alternativa para alunos que merecem atenção especial. Essa oportunidade fará com que  ela saia do inferno e passe a ter uma vida real. O contato dela com o amor e carinho dado pela radiante professora Rain,  faz com que ela aos poucos recupere a dignidade.


✫ ENTRE OS MUROS DA ESCOLA
O filme retrata a experiência de um professor ginasial às voltas com uma turma que, à primeira vista, não parece muito afim de cooperar. Ele tem de lidar não só com a falta de interesse dos alunos em sua disciplina mas com as diferenças sociais e o choque entre culturas africana, árabe, asiática e, claro, europeia, dentro das quatro paredes da sala de aula.


✫ MENTES PERIGOSAS 
Uma promissora militar abandona sua carreira para realizar o sonho de ser uma professora de inglês. O que ela não contava era que a vida dentro de uma sala de aula pudesse ser tão mais complicada do que a vivida dentro da Marinha Americana. Em seu primeiro dia de aula, LouAnne Johnson já enfrenta um grupo de alunos rebeldes que serão moldados por seu metódo de ensino.


✫ O CLUBE DO IMPERADOR
O cenário é uma escola exclusiva para garotos ricos. O herói, um professor amante da História Antiga. O objetivo, transformar meninos em homens com princípios morais, homens de sucesso. Enquanto houve vontade e receptividade, a meta foi cumprida. Porém, ao se deparar com a indiferença, o cinismo e a mediocridade calculada, o professor se vê ante a mais difícil batalha de sua carreira: admitir que, dar asas a quem não quer voar é missão destinada ao fracasso.


✫ O TRIUNFO: A HISTÓRIA DE RON CLARK
Ron Clark pretende ser professor no Harlem, apesar de dizerem que tem a cor errada. Ele tenta inutilmente encontrar emprego como professor e, para ter alguma renda, consegue um emprego de garçom. Um dia, ao passar na porta da Inner Harlem, uma escola de 1º grau, vê um professor se atracando com um aluno. Este fato faz com que o professor peça demissão e Clark consiga o emprego. Mas, para a surpresa do diretor, Ron quer ser professor da pior turma do colégio. Ninguém sabia, mas ele estava rescrevendo não apenas a sua história, mas também a de várias outras pessoas. Baseado em fatos reais.


✫ NENHUM A MENOS
 A ação, inspirada em fatos reais, se passa numa paupérrima escola rural chinesa, onde uma garota de 13 anos recebe a incumbência de substituir o professor titular, licenciado por um mês. Ela não dispõe de um livro sequer, pode gastar no máximo um giz por dia e ainda por cima deve morar na sala de aula junto com vários de seus 28 alunos. Por falta de móveis adequados, as carteiras ganham função de camas. A menina tem como principal obrigação evitar a evasão estudantil — um problema crônico no país. Ocorre que um aluno abandona os estudos e vai para a cidade grande em busca de emprego. A pequena mestra não tem dúvida: segue no encalço do fujão. 
---
 E para fechar com chave de ouro este post, lembro do filme TENTAÇÃO, que não tem como tema central o magistério, mas traz em sua trama o professor mais bonito do cinema: MARK RUFFALO. rs
 ;)

Comentários